“Aprenda com a Máfia” | Louis Ferrante

“Aprenda com a Máfia” | Louis Ferrante

O Crime Compensa (em 88 lições)

Louis Ferrante nunca poderá ser chamado de “delator”. Depois de ter sido apanhado pela justiça em maus lençóis cumpriu uma pena de prisão de oito anos e meio, nunca tendo incriminado, durante essa pequena eternidade, qualquer membro da família Gambino, um dos maiores clãs da Máfia e ao qual pertenceu.

Ver o sol aos quadradinhos fez com que Ferrante decidisse mudar de vida, cancelando a inscrição no clube dos mafiosos e esperando, de forma mais ou menos tranquila, o regresso à sociedade. Sociedade que, de acordo com o seu olhar treinado, conseguia ser bem mais mafiosa do que a sua anterior família. Porém, em vez de atirar com a redenção às urtigas e abraçar de novo a má vida, fez aquilo que qualquer pessoa com um passado criminal de respeito e dois dedos de conversa faria – escreveu um livro.

“Libertino” foi um sucesso de vendas, dando a Louis Ferrante a possibilidade de começar uma segunda vida como autor e, em paralelo, de apresentador de televisão e orador. Depois da autobiografia e apanhando a crista da fama, escreveu um manual de gestão sobre a mais antiga empresa do mundo, de título “Aprenda com a Máfia” (A Esfera dos Livros, 2013). Neste mini-curso composto por 88 lições, Ferrante mostra algumas das técnicas surpreendentes usadas por La Cosa Nostra, explicando como estas poderão ser aplicadas, de forma legítima, a muito boa empresa.

Algumas das máximas reflectem bem o sangue-frio, o desprendimento e, também, o humor negro que devem ser utilizados para levar um negócio a bom porto. Como estas: «As paredes têm ouvidos: nunca fale mal do patrão»; «Três conseguem manter um segredo, quando dois estão mortos: confiança»; «É salutar ir a funerais, desde que não seja o nosso: o poder dos contactos». Concluído o curso de Ferrante e já de diploma na mão, é quase impossível não lidarmos com uma ideia subversiva: o crime compensa.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This