dpigs – oink!

dPigs | Entrevista

Nasceu um novo estúdio de design multidisciplinar no Porto e "Oink!" é o natural nome da sua fanzine.

Com espírito irreverente e inovador, dPigs é um novo estúdio de design multidisciplinar na cidade do Porto. dPigs alia o desenvolvimento de novos projectos por iniciativa própria à construção de projectos fortes que agregam bons valores para o negócio dos clientes.

O projecto nasceu em Dezembro de 2012 e já conta com alguns projectos em design do produto, design gráfico e ilustração.

Acreditam que através do design podem conduzir as empresas ao sucesso.

Neste momento encontram-se a desenvolver o mais recente projecto: OINK! uma fanzine, que terá apresentação no dia 11 de Maio, na galeria 604 RC no Porto.

A fanzine conta com a participação de vários artistas, nacionais e internacionais.

A RDB esteve à conversa com os dPigs e desvenda agora mais alguns detalhes sobre o projecto.

Como iniciaram o projecto dPigs?

O projecto dpigs nasceu da vontade de quatro jovens designers, licenciados pelo curso de DESIGN/ESEIG-IPP, em criarem o seu próprio emprego e assim combater este clima de crise, assustador para a maioria dos jovens como nós. O nome, que começou como ‘os Porcos’, foi pensado de forma a transmitir a nossa posição mais ousada/irreverente de encarar o design e para que por algum motivo este ficasse no ouvido e na memória do receptor. Acreditamos que assim podemos chamar a atenção das pessoas através não só do nome mas de toda a envolvência dentro da temática suína. Temos por principal motivação criar e trabalhar em projectos inovadores que criem um valor acrescentado para as empresas e negócios de quem contrata os nossos serviços quer na área do design gráfico quer no design de produto. Ao mesmo tempo que trabalhamos para os nossos clientes desenvolvemos os nossos próprios projectos que há muito vamos acumulando em ‘carteira’, como o OINK! por exemplo.

dpigs - pauliteiros

Quais as ambições do projecto a curto e longo prazo?

Neste momento estamos a beneficiar da ocupação do Studio 118 – projecto de incubação de estúdios do curso DESIGN/ESEIG-IPP, a qual obtivemos após a selecção do nosso projecto entre os demais grupos candidatos. Desta forma, a curto prazo, ambicionamos reunir as condições necessárias para tornar o projecto auto-sustentável ao ponto de poder manter a nossa actividade à hora em que a nossa permanência nesta incubadora terminar. A longo prazo, bem, os projectos e as ambições são várias, entre as quais o desejo de ter uma produção própria na área do produto mais focado nas madeiras e metais, assim como na área gráfica/impressão em várias técnicas. Nota-se também a vontade de ter um papel activo na cena do design em si, de nós para todos os interessados, alguma edição periódica de nossa autoria por exemplo. Isto acompanhado com uma possível internacionalização do projecto, quem sabe. E claro, tencionamos aumentar a equipa, trazer novas pessoas para trabalhar connosco em áreas para as quais agora temos várias parcerias!

Quais as maiores dificuldades encontradas pelo dPigs no mercado?

Neste momento, para lá da crise económica que vivemos, sentimos que o mais difícil ainda passa pela entrada no mercado em si, pelo ganhar a confiança dos clientes. Somos muito novos, o que por vezes causa alguma desconfiança em quem nos contacta mas cabe a nós provar que já somos capazes de fazer o que nos propomos e muito mais. Claro que a crise também não ajuda, contudo não cremos que seja um factor que possa ter propriamente relação com o sucesso ou não deste projecto.

dpigs - oink!

Sobre a Fanzine, OINK! os dPigs revelaram alguns detalhes que poderás ler de seguida:

O que aborda a Fanzine?

Esta primeira edição, chamemos-lhe edição zero, que não tem grandes fins lucrativos, servirá um pouco como uma versão BETA, tencionamos ver como funciona, qual a aceitação dos artistas convidados e qual a reacção do público. E, como não podia deixar de ser, o tema inaugural é o Porco. Foi entregue um briefing aos artistas que no fundo lhes permite dar asas à imaginação, a única exigência é que a inspiração venha do Porco (que a esta altura, em fase de recepção das propostas, está a ser super interessante e em alguns casos surpreendente!). Ou seja, será um projecto essencialmente focado na ilustração e no design de produto, sendo que a cada edição abordará um tema diferente, podendo integrar novas áreas a qualquer momento (por exemplo, nesta primeira edição participa também um escritor!)

O que motivou os dPigs a elaborar uma fanzine?

O projecto OINK! tem como objectivo juntar diversos ramos artísticos numa edição próxima de fanzine que ambiciona obter uma boa posição na cena actual do design e uma periodicidade significativa. A cada nova edição a ideia passa por convidar diferentes artistas, equilibrando novos talentos com nomes já consagrados. Sempre com um tema novo de forma a permitir a divulgação desses novos artistas à procura de um momento de reconhecimento, o contacto com artistas mais experientes e a oportunidade de desenvolver novas peças, novos conceitos, novas obras. Estas são as nossas motivações neste projecto!

O que pode esperar quem atender à apresentação que decorrerá a 11 de Maio?

Bem, no dia 11 de Maio teremos a inauguração e lançamento da fanzine OINK! e da exposição dos originais que dela fazem parte patente até dia 26 de mesmo mês na 604 RC, Porto, para a qual convidamos todos os leitores. Durante o evento de dia 11, será feita a apresentação do projecto e dos artistas, e podem esperar algumas actividades com os artistas convidados, algumas brincadeiras e o contacto com todos os intervenientes que de certeza estarão prontíssimos para receber todos os visitantes. E claro, como todo o português adora: haverão brindes!

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This