header2

Colher Tour

A Colher Tour levou à letra a sua designação e fez uma digressão de norte a sul de Portugal. Em apenas sete dias levou uma exposição e um ciclo de conferências a seis cidades portuguesas. O objectivo: dinamizar o design gráfico português e dar a conhecer o site Colher.

O Colher surgiu para preencher uma lacuna na divulgação do design gráfico com assinatura de designers portugueses ou a residir em Portugal, sem fins lucrativos e de forma independente. Foi neste sentido que Eurico Sá Fernandes, um jovem criativo de 20 anos a estudar em Londres, iniciou esta plataforma e tem vindo, juntamente com Mariana Lobão e Fábio Duarte Martins, a manter a divulgação do que melhor se faz em Portugal, de norte a sul, dando a possibilidade aos próprios designers de enviarem o seu portefólio e poderem constar no Colher.

“A Colher Tour foi uma maneira de aproximar o site Colher às pessoas e promover o design gráfico português”, foi assim que Eurico Sá Fernandes e Mariana Lobão explicaram à RDB o porquê da criação deste projecto quando no dia 20 de Julho chegaram à Casa da Esquina, em Coimbra, para montar uma vez mais a exposição itinerante. “Cada dia é uma nova surpresa porque nunca sabemos muito bem o espaço que nos espera, trabalhamos com voluntários e eles é que nos ajudam na escolha dos espaços em cada uma das cidades”, explica Eurico, depois de ter colocado todas as peças de design gráfico nas paredes da acolhedora Casa da Esquina levando o público a percorrer as várias divisões e a parar a cada novo poster, editorial, ilustração ou tipografia.

A entrada é gratuita e desde as 16h30 vão chegando mais pessoas para ver a exposição e ouvir os oradores convidados a apresentar algum do seu trabalho e a sua opinião sobre o papel do designer gráfico na sociedade e nomeadamente em Portugal. Às 18 horas, como previsto, iniciam-se as conferências com Pedro Vaz, a frequentar o mestrado em Design Multimédia na Universidade Coimbra; Rúben Amado, finalista da licenciatura de Comunicação e Design Multimédia no Instituto Politécnico de Coimbra; Ana Baptista, a frequentar o mestrado em Design Gráfico na Escola Universitária de Artes de Coimbra; Fábio Duarte Martins, designer gráfico, multimédia e tipográfico; e finalmente Alexandre Matos a representar FBA (Ferrand, Bicker & Associados), atelier de design de comunicação sediado em Coimbra.

E assim, a Colher Tour parte de Coimbra mas ainda com dias dias pela frente, Caldas da Rainha, Lisboa e Évora, mostrando que não vieram para se cingir às grandes metrópoles e dando continuidade a um grande esforço na divulgação do design gráfico português. É de louvar a força destes jovens e a grande maratona que se comprometeram a fazer e que cumpriram com todo o afinco.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This