Estilo Clássico

Sister Nancy ao vivo no Porto!

31 de Outubro, Indústria, Porto

Em véspera de feriado, a discoteca Indústria encheu para ver a actuação de uma das maiores lendas vivas do reggae jamaicano: Sister Nancy. Desde há cerca de um ano que a produtora 1ª Linha tem trazido até esta sala do Porto grandes selectas como David Rodigan ou os Pow Pow Movement. Contudo, este foi com certeza o seu mais importante esforço na divulgação das sonoridades reggae/dance hall – e o público compareceu em peso, tal como seria de esperar!

Contudo, e como já vai sendo habitual, a pista dança demorou a encher e passava já das três da manhã quando os Legal Shot Soundsystem subiram ao palco, acompanhados por Keefaz. A aposta numa selecção bastante roots revelou-se profícua, incendiando a pista de dança com sons cheios de groove – e com os inevitáveis clássicos. Em seguida, entra em cena o singjay Keefaz que apresentou alguns temas, inspirados nos riddims que iam sendo seleccionados pelos selectas franceses.

Cerca das quatro da manhã entra em cena Sister Nancy para uma curta apresentação de cerca de uma hora. Dona de uma voz única e mais de quatro décadas em cima dos palcos, a cantora jamaicana demonstrou estar em boa forma, apesar de ter sido obviamente prejudicada pelo adiantar da hora – era óbvio o cansaço no final do concerto. Muito embora esta situação pudesse ter sido evitada, com vantagens quer para a cantora como para o público, a verdade é que foi um óptimo concerto, no mais puro espírito dance hall.

Perfeitamente entrosada com os seus companheiros de tour – os Legal Shot –, Sister Nancy deu uma verdadeira lição da tradição dos soundsystems jamaicanos, acompanhando com classe os diversos riddims clássicos que iam sendo servidos. Temas como «Dance Hall Connection», «Golden Hen» (numa reinterpretação brilhante do clássico de Tenor Saw) ou «Bam Bam» não puderam faltar, contagiando a plateia e incendiando a pista de dança.

Pouco depois das cinco da manhã Sister Nancy deu por finda a sua prestação, visivelmente cansada e com a voz a dar sinais de necessitar de repouso. Foi então tempo para o regresso de Keefaz ao palco para a acompanhar os Legal Shot na animação do Indústria até ao amanhecer.

Memorável.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This