Chicks on Speed em dose dupla

As Chicks On Speed vão voltar a Portugal para dois concertos em Lisboa e Porto durante o mês de Maio.

As Chicks on Speed (Kiki Moose,Melissa Logan e Alex Murray-Leslie) são conhecidas pelas suas performances arrojadas, energia e bom humor aliada a uma fortíssima componente visual onde música e imagem se conjugam na perfeição.

Este trio de Munique conheceu-se na Academia de Arte local em 1997 e começaram um projecto de arte que eventualmente convergiu para a música. Melissa era estudante de pintura e Kiki trabalhava numa joalharia. Kiki abre um bar, o “Seppi Bar”, que durou um ano.

As raparigas decidiram então começar a fazer “música falsa”, como as próprias a enunciam, a poluir a pop com feminismo, sob o nome de Chicks on Speed e o que se seguiu captou a atenção de editoras como a Mego, Disko B e Breakin’, bem como ouvintes de música electrónica fartos até à ponta dos cabelos do que então se fazia na chamada IDM (Intelligent Dance Music).

“Glamour Girl”, o seu primeiro single, continha letras memoráveis: “Fashion victim on the air/ I shaved off all of my pubic hair/ Sometimes they think I’m vermin / I’ve got more faces than Cindy Sherman”. Outros singles lançados incluem uma cover do clássico tema punk Delta 5 de 1979 e “Kaltes Klares Wasser”, um tema igualmente punk misturado com energia.

Seguiu-se em 2000 o seu primeiro longa-duração, com um título ambicioso, “Chicks on Speed Will Save Us All”, que começou a fomentar a atenção internacional. O álbum compilava muitas das músicas anteriormente lançadas como singles e algum material novo. O seu som era distorcido, mas ao mesmo tempo. Vendendo 15 mil cópias na Europa, antecipou o lançamento de “The Unreleases”, limitado a mil exemplares e que nem sequer esteve disponível nos EUA. Voltava ser uma colecção de trabalhos antigos, aliada a excertos de entrevistas e de sons.

No seu terceiro álbum, “99 cents”, gritam slogans sobre compras e namorados famosos e o single mais conhecido, “We Don’t Play Guitars”, emana Peaches. É mais do mesmo num som dançável.

Serão duas noites agradáveis ao ritmo de sons glamourosos a 14 e 15 de Maio na Faculdade de Arquitectura em Lisboa e no Industria no Porto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This