Evan Parker – Música na Culturgest do Porto

Nascido em Bristol em 1944, Evan Parker é, desde há praticamente 50 anos, um dos grandes saxofonistas e músicos em actividade. Graças à influência de John Coltrane – músico que determinou, como Parker afirma mais tarde, a sua “escolha de tudo” – trocou para saxofone tenor e soprano, momento em que começou a ser para ele mais clara a área estética onde viria a investir.

Ajudou de forma crucial a desenhar um jazz britânico, e também europeu, que com os anos vem chamando de livre improvisação, termo e prática que passou a partilhar com uma pequena comunidade de contemporâneos seus nos anos 1960, e que entretanto se expandiu ao mundo inteiro. Olhar para a discografia de Parker é quase como ler a história desta herança e metodologia musicais que não cessam de se desenvolver e reconfigurar.

O solo permanece um dos seus veículos de expressão preferido. O supremo domínio que tem do som e do instrumento, de onde sobressai a sua conhecida técnica de respiração circular, da qual é absoluto virtuoso, permite-lhe trabalhar em extensas formas contínuas no saxofone, que serão, sem dúvida, potenciadas pela acústica rica em reverberação da Culturgest Porto, que oferece ao músico infinitas possibilidades melódicas, harmónicas e métricas. Uma actuação que se prevê, como sempre quando se trata de Evan Parker, única e irrepetível.

25 de Junho · 22h00 · Culturgest do Porto

Preço único: 5 Euros



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This