Galeria Nómada – “O Vazio do Vazio” na LxFactory

O recém-formado colectivo Galeria Nómada, tem como objectivo a ocupação e reconversão de espaços e lugares como espaços expositivos ou de intervenções temporárias num projecto de itinerância. O colectivo está aberto a colaboração de todos na criação de uma plataforma de promoção e divulgação de artistas emergentes, procurando parcerias com entidades públicas e privadas na realização dos diferentes eventos.

Neste projecto é apresentado o trabalho de Pedro Virgílio Cunha procurando dar uma perspectiva abrangente de todo o seu percurso na pintura, numa visão retrospectiva que contextualiza os seus trabalhos mais recentes.

A exposição é concebida no formato de instalação, ocupando a Sala 3 – Sala das Colunas, na Lx Factory em Alcântara.

No open-space é então criada uma galeria onde as obras surgem suspensas no vazio confinando diferentes espaços consoante as diferentes linguagens. A apresentação enquanto “Exposição Colectiva” ressalva essa mesma pluralidade de linguagens da obra do artista.

Sob o título “O Vazio do Vazio”, neste primeiro momento, faz-se a exaltação de universos imaginários onde tudo é possível, do universo do sonho que nunca estará totalmente preenchido, pois é espaço infinito, onde não existem compromissos na descrição rigorosa da materialidade das coisas.

Num formato work-in-progress, a instalação esteve aberta ao público no dia do Open Day da LxFactory a 14 de Maio, sendo oficialmente inaugurada no dia 20 de Maio pelas 19h.

Sem data de encerramento ainda determinada, pretende-se que durante o período em que decorre esta exposição, vão acontecendo alterações na sua configuração acompanhadas de concertos e performances a anunciar posteriormente.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This