Copo-PLA_HNK

Heineken® utiliza copos biodegradáveis | Nos Alive 2017

Iniciativa diminui impacto ambiental. Copos de origem 100% vegetal

A Heineken®, a cerveja oficial do Nos Alive 2017, distribuída em Portugal pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), irá utilizar copos 100% de origem vegetal durante os 3 dias do festival, que irá decorrer entre 6 e 8 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés.

Estes copos, fabricados com base em ácido poliláctico (PLA), enquadram-se na vontade da marca de cerveja Heineken® em minimizar o impacto ambiental dos copos utilizados em todos os eventos musicais que esta marca patrocina.

Inteiramente de origem vegetal, os copos utilizados requerem baixo consumo energético na sua produção e, após utilização, podem ser reciclados ou decompostos, num período entre 45 a 60 dias, versus os copos de plástico genericamente utilizados que resistem, quando não colocados nos ecopontos, mais de 300 anos.

Dadas as suas características, estes novos copos são certificados internacionalmente, tendo a certificação europeia EN 13432, que atesta que a embalagem plástica é totalmente biodegradável, e quatro estrelas da OK Biobased, o valor mais elevado da certificação internacional para plásticos com base biológica.

Os copos Heineken® disponibilizados no Nos Alive 2017 terão os formatos de 25 e 50 cl.



Também poderás gostar


Existe 1 comentário

Add yours
  1. Comercial Demoustier

    Publicidade enganosa

    O PLA para biodegradar precisa de estar sujeito a uma temperatura constante de 55ºC durante varias semanas, com um grau de humidade especifico e num ambiente onde o PH é controlado. Estas condições só podem ser encontradas em estações de compostagem industrial. A Norma EN 13432 refere que um plástico para ser considerado compostável e biodegradável, 90% da sua massa tem de se transformar em CO2 num prazo máximo de 180 dias. O CO2 é um gaz a efeito de estufa. O prazo de 180 dias é curto e não permite a bio assimilação de CO2 pelos solos nem pelo composto fruto da compostagem industrial. Fora das estações de compostagem o PLA na natureza pode levar vários anos a desaparecer com consequências dramáticas para o meio ambiente. A norma 13432 não se aplica para plástico que se encontram na natureza, só é válida para plásticos tratados em estações de compostagem.


Post a new comment

Pin It on Pinterest

Share This