rdb_joseduran_header

Jose Duran

My name is Jose Duran. I'm from dominican republic.

Jose Duran entrou no mundo da moda com uma visão futurista muito particular que surge de uma inspiração nos ambientes passados e reais, na história da sua terra. O designer molda estes ambientes à sua visão, experiência e percepção, manipulando tecidos e paletes de cores. As suas peças têm personalidade e carisma, têm presença.

O designer joga com esquemas de cores ambíguos, misturando cores luminosas e leves com tons escuros e pesados. As criações de Duran combinam estruturas artificiais com cetins e malhas de cores vibrantes, que resultam em colecções poderosas.

Devido à sua ampla visão artística e criativa, Duran consegue agradar a um alargado tipo de público. O que os cativa? Criações atraentes e portáteis, fáceis de usar, que não passam indiferentes.

Jose Duran é natural da República Dominicana e nasceu no seio de uma família humilde. Mudou-se, aos 15 anos, para o bairro nova-iorquino de Bronx . Depois de três anos no curso de Relações Internacionais, Jose decidiu seguir o seu sonho, tendo ingressado no curso de Design de Moda na Katherine Gibbs School, em Nova Iorque. Após ter terminado o curso continuou no centro do mundo da moda, onde trabalhou com nomes como b-michael, DVF e Nathen Jenden. Após vários anos a trabalhar com outros designers, Duran lançou-se a solo, sempre consciente que seria um caminho difícil.

Depois de algum tempo afastado das passarelas, viajou para Paris para refrescar a sua criatividade pois, segundo o próprio, o mundo da moda em Nova Iorque é muito forte mas não se respira a criatividade de Paris. E assim regressou de um modo triunfal às passarelas, convicto que a colecção Primavera|2011 é, até agora, a sua melhor colecção.

Para Jose Duran o estilismo é uma arte e ele rege-se por esse lado artístico da moda. Afirma que sempre considerou a moda como uma forma de se expressar, como um modo de contar histórias e de mostrar às pessoas a importância da própria História e os acontecimentos mais importantes do passado. O designer acredita que é sempre possível encontrar o lado belo dos objectos, histórias e personalidades à partida menos atraentes.

Já vestiu a transexual Amanda Lepore para a sua aparição no Radio City Music Hall e para o desfile na gay pride parade. Considera-a uma “obra de arte”, o modelo perfeito para projectar estilos audaciosos.

Adorava ter tido a oportunidade de trabalhar com o grande Alexander McQueen pois foi um designer que levou a moda para um nível superior, tanto nas peças que criou, como nos shows que produzia para os seus desfiles.

Nos tempos livres, quando não está a trabalhar nas suas colecções, Duran adora simplesmente pensar e observar as pessoas, acabando por se inspirar para as suas criações. O designer é muitas vezes inspirado por sem-abrigo, pela forma como eles vivem livres no seu próprio mundo e pela forma como adaptam os tecidos e as peças de roupa ao corpo, reinventando-as sem intenção.

A nível cultural as suas influências vêm da ilha de onde é natural, das suas raízes africanas e espanholas e dos próprios conflitos entre a sua nação natal e o Haiti.

De um ponto de vista mais realista, para Duran, o maior desafio é conseguir financiar as suas colecções. Como artista que é, a criatividade não é problema, mas após a apresentação das suas colecções, é imperativo levá-las para as lojas, para os consumidores, para o público em geral, e isso sim é um verdadeiro desafio. Mas Jose assume-se pronto para enfrentar este desafio.

A colecção Primavera|2011 mostra-nos um conjunto de vestidos muito simples mas, ao mesmo tempo, muito chiques e elegantes, muito ao estilo parisiense. A paleta da colecção é formada por cores sólidas monótonas com apontamentos de vermelho. A colecção é assumidamente escura e diferente do que habitualmente se encontra num convencional desfile de moda nova-iorquino. Como principal destaque desta colecção surge um vestido vermelho assimétrico com uma só alça que demonstra a fusão personificada por Duran, entre o artista e o designer.

Pode-se encontrar as suas criações na loja Midnuit em Paris e no site do próprio criador. Num futuro próximo, Duran espera poder levar as suas criações a um público mais abrangente.

Ao mostrar nas passarelas a sua colecção Primavera|2011 despertou a atenção do mundo da moda, há até quem considere que ele vai ser um dos próximos grandes designers nova-iorquinos. Duran mostra-nos o seu brilhantismo ao desafiar as convenções normais do design de moda.

O seu objectivo: redesenhar mentes!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This