rdb_puzzle_header

O Puzzle

Um brinquedo dos 8 a0s 80.

É um dos primeiros brinquedos de quase todos os bebés de 3 anos e, quando esses bebés chegam aos 30, se experimentarem esse mesmo brinquedo (com diferente grau de dificuldade), vão muito provavelmente gostar outra vez. O que varia nos puzzles ao longo da vida, é o grau de dificuldade. O divertimento fica.

Os temas, tamanhos, materiais, quantidade de peças, dimensões e graus de dificuldade são os mais variados. O maior Puzzle têm 32.256 peças, 17 kg, 32 ilustrações do famoso artista, Keith Haring e custa mais de 200 euros.


Maior puzzle do mundo

Já o puzzle que se considera ser o mais pequeno, vem acompanhado de uma pinça, uma vez que cada peça tem tamanho inferior à cabeça de um dedo.

 


Menor puzzle do mundo

Curiosos também, são os puzzles em três dimensões, capazes de criar as mais espantosas figuras. Neste campo, vale a pena visitar os puzzles 3D, da 3D Posters Brasil, que nos apresenta uma fabulosa colecção de monumentos do mundo, desde a Muralha da China à Torre Eiffel.


Muralha da China – Puzzle 3D (3D posters Brasil) 

Outra colecção a não perder, esta em 2 dimensões, é a “Art Collection” da Educa Borras, que nos apresenta uma vasta selecção de obras de vários pintores consagrados, em Puzzle – Klimt, Van Gohg, Roy Lichenstein e muitos outros estão lá.

Em madeira, cartão, magnéticos ou em tantos outros materiais, o puzzle é um divertimento, mas é também um óptimo estudo nas mais variadas áreas, basta pesquisar. E falando de estudo, chega-se a uma outra colecção muito interessante de puzzles 3D em madeira, da Science4you, com peças muito interessantes para o estudo da ciência como, por exemplo, um Avião que funciona a energia solar.

Já o puzzle que mais ajuda a estudar geometria é o Tangram. Tem origem na China e consiste em combinar 5 triângulos, um paralelogramo e um quadrado, de maneira a formarem certas figuras. Acredita-se que seja este o mais antigo puzzle do mundo. No entanto, o puzzle tradicional, que conhecemos melhor, surgiu apenas em 1760.


Avião Solar (Science4you) // O tangram

John Spilbury, um cartógrafo londrino, lembrou-se de cortar mapas de várias regiões e colá-los em madeira, para poder vendê-los como um meio de estudar geografia. A moda espalhou-se até aos nossos dias, os puzzles reinventaram-se e continuam a ser dos jogos mais populares. Na Alemanha, por exemplo, até existe o dia do Puzzle.

Será que algum dia este brinquedo deixará de existir?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This