Evisu

A marca que faz furor na moda de Londres. Toda a história e mito detrás destas peças únicas.

Durante uma recente visita a Londres, foi possível observar que nas lojas londrinas mais conceituadas existe uma marca que tem feito furor nas “fashion victims” mais convictas. A Evisu tem dominado o mercado inglês e aparece na linha da frente das novas tendências de vestuário, gerando várias opiniões a seu respeito.

Muitas pessoas amam-na, outras acham que é cara demais e utilizada por “posers”, mas a verdade é que está a ser um fenómeno de vendas em Inglaterra, nos Estados Unidos e um pouco por toda a Europa.

Quando se deu a sua criação a Evisu foi pensada apenas para ser uma marca de “jeans” mas naturalmente foram aparecendo t-shirts, ténis e todo o tipo de roupa e acessórios.

Mas o que faz desta marca uma das mais apetecíveis do mercado? Porque é tão cara? Para responder a estas questões é importante conhecer um pouco da história desta marca.

A História

Nos anos 80, o estilista japonês Hidehiko Yamane decidiu combinar o seu gosto pela ganga com as tradições artesanais japonesas. As calças eram criadas à mão e mergulhadas em índigo natural das suas próprias plantas dando às calças uma cor azul densa e profunda. São fabricadas por dia, apenas 14 exemplares e cada par tem 23 detalhes que as tornam únicas. O logo é pintado à mão no bolso de trás e a ganga de cada calça tem irregularidades diferentes em cada um dos exemplares o que faz com que quando a ganga começa a ficar gasta, cada um dos pares, desenvolve um padrão distinto. Hoje em dia a Evisu reproduz todo o processo utilizado por Yamane na produção das calças em todas as etapas da produção.

O Nome e o Logo

Evisu, também designado por Evis ou Ebisu, é o nome de um deus budista do dinheiro e que é muitas vezes relacionado com peixe. Devido à grande paixão de Yamane pelo dinheiro e por pesca, o nome foi facilmente encontrado. Oficialmente o nome escolhido foi “Evis Genes”. A palavra “Genes” estava relacionada com a forte composição de algodão das calças e foi dado devido a cidade de Génova em Itália, onde os “jeans” foram inventados. Logo depois de ser lançada a marca “Evis”, a “Levis” colocou um processo em tribunal sobre a marca devido à semelhança entre as duas marcas. Embora nos Estados Unidos Yamane tenha ganho o processo sobre a “Levis”, o mesmo não se passou no Japão o que fez com que ele tivesse que alterar o nome para Evisu. Em relação ao logo, Yamane queria algo distinto para a Evisu e facilmente reconhecido como, por exemplo, o da MacDonalds. O logo criado identifica a marca em todo o mundo e é facilmente distinguido por todos.

O Presente e o Preço

Em 1994, o empresário Peter Caplowe visitou Yamane e tornou-se desde logo um maníaco pela marca e juntos formaram uma parceria de forma a desenvolver a Evisu fora do Japão. Hoje em dia, a Evisu tem 25 lojas no Japão e é vendida em mais de 400 lojas em todo o mundo. As calças mais baratas podem custar cerca de 189 Euros mas são sempre peças de coleccionador. No ano 2000, Yamane criou 100 pares, para uma colecção especial, designada por “Millenium Collection” com ouro no logo e nos botões. As calças forma enviadas para as lojas pelo próprio Yamane em caixas de madeira e assinadas pelo próprio. Embora elas tivessem um preço de 840 Euros, foram vendidas em apenas um dia. Mas a Evisu já não é apenas uma marca de “jeans”. Hoje em dia podemos encontrar todo o tipo de vestuário e de acessórios. Em Portugal, não encontrámos nenhuma loja que comercialize a marca, mas é bastante fácil encontrar na Internet lojas e leilões com peças da marca. O problema é que na maioria dos casos a roupa vendida é imitação das peças verdadeiras. Por isso não se deixem enganar por preços bastante acessíveis que possam encontrar.

Para quem quer estar na linha da frente das novas tendências do mundo da moda, a Evisu é uma marca incontornável embora muito cara para a maioria dos bolsos.

Fotografia por Evisu



Também poderás gostar


Existem 2 comentários

Add yours
  1. Rachel

    ah, evisu para manter o meu skinny ass bem hypado haha :) (posers MY ASS btw…. )

    de facto em Portugal quase ninguem conhece. comprei as minhas Evisu no Porto, no centro comercial miguel bombarda na loja La Paz.

    De qualquer das formas, a melhor loja para comprar esta marca, mesmo 'la fora' é nas lojas da PUMA…e acontece que a primeira loja Puma em Portugal abriu recentemente em Matosinhos, no Mar Shopping – mall do IKEA… É por isso possível comprar toda a colecção da marca agr em Portugal!

    xxxx

    R


Post a new comment

Pin It on Pinterest

Share This