Diesel

Fez o ano passado 25 anos de existência e é uma das marcas com mais destaque da actualidade.

Nascida há mais de vinte anos, a Diesel é hoje uma marca de design internacional inovadora, que explora as vertentes em jeans, roupa casual e acessórios. Está presente em cerca de 80 países, com 10 mil pontos de venda e 50 lojas da própria marca.

Renzo Rosso formou a companhia em 1978 com o intuito de criar uma empresa que tomasse riscos e se tornasse um ponto de referência na sua área. Para cumprir o seu objectivo, rodeou-se de pessoas criativas e talentosas que, tal como ele, rejeitassem por completo as tendências que a moda seguia. Com o intuito de obter uma linha estilística mais dinâmica e imaginativa, deu liberdade total aos seus colaboradores na esperança que eles desenhassem roupa adequada para aqueles que, também pela forma de vestir, seguem uma linha independente na vida.

A empresa vê o mundo como uma macro-cultura sem fronteiras. E os seus empregados são o reflexo desta visão. Segundo afirma a própria empresa, existem personalidades de todos os cantos do mundo dentro da mesma o que contribui para um produto final que não responde a quaisquer tendências que possam existir.

Hoje, a empresa factura cerca de 330 milhões de dólares por ano, 85% dos quais vem de fora de Itália. A sede situa-se em Molvena, no norte de Itália, e a Diesel emprega já 2650 pessoas em todo o mundo.

Nos seus produtos, apesar da marca não querer saber de nada do que a moda dita, sendo inovadora e um pouco radical, demonstra sempre um cuidado com os detalhes e a qualidade dos seus produtos.

As suas colecções dividem-se em quatro grupos:

– D-Diesel: uma linha centrada basicamente nos jeans para homem e mulher;
– DieselStyleLab: uma linha de roupa casual para os que procuram design novo e inovador;
– Diesel Kids: adivinhem lá…
– 55DSL: uma colecção mais desportiva, para um público mais jovem e mais activo.

Diesel Events:

Esta firma tem uma atitude peculiar para com a moda e, especialmente, para com quem a faz. Assim, sempre com este espírito presente, a marca apoia todos os anos inúmeros eventos para ajudar na descoberta de novos talentos dentro da moda, arte, música e novos Media.

Entre estes eventos contam-se o OFFF (Online Flash Film Festival), dentro do campo das novas tecnologias; o ITS (International Talent Support), que procura novos designers de moda; Yakuta Mobile Sounds and Visuals, que consiste numa colecção de wallpapers e toques de telemóveis feitos por designers e artistas contemporâneos; Pocko, uma colecção de livros de bolso original editada de seis em seis meses; Diesel-U-Music, um concurso anual que procura dar oportunidades reais a músicos das mais variadas vertentes. Aqui substituiu-se os prémios em dinheiro por um contrato e uma oportunidade de os vencedores serem conhecidos pelo resto do mundo. Para os verdadeiros fãs de música, e falo da música menos comercial, o site deste evento oferece todos os dias uma lista de mp3 nova com a música daqueles que pretendem vir a ser os próximos vencedores do Diesel-U-Music.

Em Portugal, a Diesel só tem representação na Yorn Store no Chiado. Se pensarmos na qualidade das suas colecções e que estamos numa sociedade globalizada, não deve tardar muito até que este panorama se altere. Entretanto, continua apenas disponível para aqueles que gostam de vestir o que lhes agrada e não o que a moda lhes diz para vestir e, por isso, sabem onde e como encontrar o que nem sempre está à vista de qualquer um.

Fotografia por Diesel



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This