rdb_oqueselevadestavida_header

O Que Se Leva Desta Vida

Estreou no Teatro Municipal São Luiz, no passado dia 5 de Novembro, a peça “O Que Se Leva Desta Vida”, de Gonçalo Waddington e Tiago Rodrigues, com dramaturgia de João Canijo.

Em “O Que Se Leva Desta Vida”, o palco do Teatro Municipal São Luiz transforma-se numa cozinha de um (supomos) reconhecido restaurante, o “Cópia”, onde dois (supomos) reconhecidos chefs imaginam, experimentam e cofeccionam as mais requintadas iguarias.

Sons metálicos e cheiros adocicados interrompem a atenção do espectador enquanto Gonçalo Waddington e Tiago Rodrigues discutem, de um modo demasiado inflamado, sobre o que será – ou não – o prato perfeito.
Um cameraman, por vezes demasiado perdido, filma os gestos de quem cozinha. As imagens surgem, em tempo real, ora em dois ecrãs ao lado do palco, ora numa gigantesca tela de projecção no fundo de cena.
A discussão prossegue. Por um lado a exaltação do acaso, por outro lado o elogio do rigor; por um lado o prazer dos meios, por outro lado a apologia dos fins.

O espectáculo chama-se “O que se leva desta Vida”, o restaurante chama-se “Cópia” e os dois cozinheiro têm “queda para a filosofia”. Duvida-se se a peça será realmente sobre a haute cuisine ou se a culinária serve apenas de pretexto para uma pretensa reflexão profunda acerca da vida em geral e da representação em particular. Porém, qualquer tentativa de “produção de conhecimento” é frustrada num diálogo pontuado por uma verborreia acelerada de impropérios cujo efeito não é melhor do que o de uma stand-up comedy, provocando as gargalhadas dos espectadores menos exigentes e pouco mais.

O recurso a malabarismos técnicos (a cozinha que funciona e as projecções em tempo real) resultam numa cenografia interessante, de lógica “espectacular”, mas inevitavelmente subaproveitada no conjunto da peça.

Em cena no São Luiz Teatro Municipal até 22 de Novembro, “O Que Se Leva Desta Vida” recomenda-se – se e apenas – como aperitivo para outras degustações.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This