Round the Corner

Três exposições cujos artistas partilham a mesma área de estudos genérica: são designers, gráficos (JOÃO MACHADO), de produto e gráfico (MARGARIDA GARCIA) e de moda (SARA LAMÚRIAS). Numa área em que o rigor científico é uma exigência de legitimidade (esta sinónimo de profissionalismo e portanto de empregabilidade), continuamente censurados pela sua tentação de se dar a «liberdades artísticas», tal revelação pode ser incómoda. Ou bem vistas as coisas, pode potenciar a perda de clientes, o que não é menos grave.

Numa altura em que em Portugal existem mais de 17.000 designers desempregados, o risco seria tanto mais interessante se tentássemos mostrar a projeção dos designers que aqui apresentamos no mercado. Ou se lembrássemos que a prática do design é inevitavelmente convocada à conformidade com as hierarquias, imparciais e inoperantes.

Neste caso contudo, é precisamente essa revelação que os reúne neste projeto: a deriva urgente e indispensável que todos eles têm tido em produzir objetos autónomos. Contrariando assim as lógicas da simulação de certezas e expetativas, em que a projeção de confiança se opõe à hibridez e à diversidade de ocupações. Não é o design nem são as questões estritamente ligadas ao design que estão aqui em causa. Ou talvez estejam em causa. Seja como for, cada um destes trabalhos fala por si.

JOÃO MACHADO / O Efeito de Um Livro, Expandindo Para Além da Forma – Link
Inauguração: 24 de fevereiro / 20:00
Visitas por marcação: 27 de fevereiro a 3 de março / 15:00-21:00

MARGARIDA GARCIA / Wintering – Link
Inauguração: 9 de março / 20:00
De 9 a 17 de março / segunda a sábado / 15:00-21:00

SARA LAMÚRIAS / The Birdwatchers – Link
Inauguração: 30 de março / 20:00
De 30 de março a 7 de abril / segunda a sábado / 15:00-21:00

As três exposições têm o apoio de A Quinta à Quarta.

Round the Corner
Rua Nova da Trindade – 9F a 9G, Lisboa
Metro: Baixa-Chiado
Bus: 58, 202, 790, 28E



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This