imagem antevisao 3 (1)

Sónar 2018 | Antevisão

25 anos de Sónar Barcelona!

O festival de musica avançada SÓNAR comemora nos dias 14, 15 e 16 de junho um quarto de século de existência na cidade de Barcelona. O lema da 25ª edição é o mesmo de sempre: Music, Creativity & Technology.

Portanto, antes de comentarmos o que quer que seja abrimos um bocado a cortina: LCD Soundsystem, Gorillaz e Thom Yorke, sim! Parece tanga mas… não… estes três ícones da música contemporânea vão mesmo tocar no festival de musica eletrónica de Barcelona.

imagem antevisao 1 (1)

Antes de nos dedicarmos ao restante cartaz, importa relatar um bocado a historia do SÓNAR. Trata-se de um dos festivais mais importantes do mundo de musica electrónica. Um festival que se celebrizou por ser onde todos os artistas, ligados à musica com batidas aceleradas, quer tocar, e em que todos os que tocam preparam as suas performance até ao último pormenor. A 1ª edição na cidade blaugrana data de junho de 1994.  Tal como nos dias de hoje o festival dividiu-se a em dois momentos: Sónar by Day, no MACBA (onde de resto se realizou até 2012), e o Sónar by Night, que foi alternando de spot por variadas vezes. Na edição de estreia o festival albergou 6.000 pessoas, este valor duplicou em 1995 e triplicou em 1996. Atualmente estima-se que a edição de 2018 levará, cerca de, 125.000 festivaleiros. Este número tem um impacto profundo na economia da cidade e na taxa de ocupação hoteleira, que se encontra perto dos 90% naquela que é conhecida como a “Sónar Week”.

Nas vinte e quatro edições anteriores passaram nomes míticos da música; destacamos Kraftwerk, New Order, Pet Shop Boys, Bjork, Daft Punk e Sonic Youth. Alguns repetiram presença, outros como Richie Hawtin, Laurent Garnier, Miss Kittin e  mesmo Jeff Mills são considerados quase como residentes da festa, tal é a assiduidade ano após ano. Inúmeros dos artistas que vemos hoje ligados à dance music tiveram no Sonar a rampa de lançamento que lhes faltava para o hall of fame.

Voltando à edição deste ano, o formato da fiesta será o habitual. A parte diurna ocorre na Fira Montjuic, sendo aqui que se passa uma parte importante e diferenciadora dos demais, o Sonar +D. Porque não só de música é feito o Sónar, este local é um espaço internacional de conferências criativas e tecnológicas. Trata-se de uma plataforma onde profissionais da área da música, arte e multimédia partilham e debatem o seu conhecimento de forma aberta a todos os presentes. Aqui é ainda possível ver as últimas “máquinas” e gadgets do mercado, com relação directa ou indirecta com a música eletrónica. Para os party monsters há o Sónar by Night, fora do centro da cidade espanhola, na Fira Gran Via d´Hospitalet. Neste espaço, vários artistas tocam simultaneamente em cinco palcos gigantes, dois indoor e três open space. Pelo meio existe uma pista de “carrinhos de choque” para os mais destemidos. O by Night apenas decorre nos últimos dois dias do International Festival of Advanced Music and New Media Art, o by Day desenrola-se nos três dias. No domingo há um concerto de ressaca a cargo de Alva Noto e o mítico japonês Ryuichi Sakamoto no Treatre Grec.

Para além dos três monstros que referimos no início destacamos Despacio, um trio formado por James Murphy, dos LCD Soundsystem e os irmãos Deawele, a.k.a 2 many dj´s. Estes três “meninos” têm uma sala preparada apenas para eles e tocam todos os dias, no by Day, um set de 6h num cenário futurista e com um sistema de som de última ponta a cargo da McIntosh, tal com aconteceu na 20ª edição do festival.

Outros nomes tem que ser obrigatoriamente referidos: Bonobo da Ninja Tune, de Berlin vem a dupla Modeselektor e Ben Klock, os habitués já referidos Laurent Garnier, Miss Kittin e Richie Hawtin, Diplo também estará presente entre muitos outros.

Todos estes ingredientes prometem, e na visão da RDB as celebrações do 25º aniversário do Sónar serão seguramente celebradas numa das melhores edições de sempre.  Mais uma vez, iremos marcar presença para relatar as principais incidências do festival de urbano de música electrónica em Barcelona.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This