FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte

FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte

De 6 a 9 de Março em Lisboa.

A FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte vai ocupar o centro de Lisboa nos próximos dias 6 a 9 de Março de 2014. Quem organiza a festa é um colectivo de antropólogos, artistas e realizadores, investigadores e membros do NAVA – Núcleo de Antropologia Visual e da Arte.

A FACA vai decorrer em quatro espaços e está centrada em dois eixos.

Um dos eixos é de Cinema e reúne uma selecção de filmes etnográficos de língua portuguesa produzidos até 2013, em dez sessões que decorrem entre a Cinemateca Portuguesa e dois espaços no Bairro Alto – a Galeria Zé dos Bois e o Arquivo 237.

De produção brasileira, Xupapoynãg, de Isael Maxakali, é o filme que abre a festa no dia 6 de Março às 21h30 na Galeria Zé dos Bois, que conta com a presença do Colectivo espanhol Left H. Rotation e que apresenta o seu filme Western:Sahara que fecha a sessão.

A projecção dos filmes será seguida de uma festa no bar 49 ZDB (piso térreo da Galeria Zé dos Bois) ao som dos djs Golpe de Estado.

O outro eixo é de Arte e apresenta em EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON’T, seis instalações sonoras que exploram o universo dos dispositivos emersivos e narrativas contemporâneas. A convite das curadoras da lâmina Arte/Antropologia da FACA, Hélène Veiga Gomes e Daniela Rodrigues, os artistas Clémence Prieur, João Bento, Paulo Raposo, Rudolfo Quintas, Rui Chaves e Tatiana Macedo vão intervir com peças de sound art nos ADAMASTOR STUDIOS e no espaço em redor na Praça dos Restauradores.

A cada dia se construirá, entre o público com os artistas envolvidos e os convidados, no ADAMASTOR STUDIOS, uma conversa em formato TETRIS-um dispositivo desenvolvido com a colaboração da radio Stress FM.

Dia 7, Sexta-feira,  às 15h com Raquel Castro, investigadora
Dia 8, Sábado dia 8 às 16h com Tiago Pereira, realizador
Dia 9, Domingo dia 9 às 16h com Natxo Checa, curador

Há também uma série de soundwalks para quem queira deambular pela paisagem sonora da cidade com o artista François Tariq Sardi. Para te inscreveres, é só enviar uma mensagem via facebook para a FACA com um contacto e o dia/horário escolhido. Para além do artista cada deriva terá só mais uma pessoa. O ponto de partida é o ADAMASTOR STUDIOS e não tem duração determinada.

Dia 7 – 18h00
Dia 8 – 11h00 – 18h00
Dia 9 – 11h00 – 18h00

Mais informações sobre François Sardi aqui.

A FACA vem reforçar o cruzamento entre os campos Antropologia, Cinema e Arte através da apresentação de trabalhos inéditos e visa criar um espaço informal de encontro entre os públicos e todos os envolvidos nesta festa.

Programação completa e mais informações em:

http://faca2014.wordpress.com
www.facebook.com/facalisboa
festafaca@gmail.com



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This