SÓNAR 2013 | Antevisão

SÓNAR 2013 | Antevisão

20ª edição do festival dos festivais de música electrónica

A capital da Catalunha entrou em contagem decrescente para receber, de novo, o festival dos festivais em matéria de música electrónica. E este ano não será um ano qualquer: o SÓNAR comemora a sua 20ª edição! Já vai longínquo o ano de estreia de 1994 em que Laurent Garnier, Sven Vath e TransGlobal Underground (entre outros) iniciaram aquilo que hoje foi elevado a um conceito que abrange muito mais que um simples festival.

Durante três dias – 13, 14 e 15 de Junho -, Barcelona recebe uma enchente de cerca de 400.000 pessoas (o festival tem lotação para cerca de 80.000), que vagueiam por locais com sonoridades relacionadas com o intitulado Festival Internacional de Música Avançada e Multimédia. O evento destaca-se dos demais pela vertente urbana: aqui não existe uma zona de campismo, pelo que cada um terá que procurar a sua acomodação, de preferência no centro da cidade blaugrana.

O festival está dividido em duas partes, cada um num spot diferente. Depois de dezanove anos a realizar-se no Museu d´Art Contemporani de Barcelona (MACBA) no centro do famoso bairro Raval, o SÓNAR by DAY será transferido para a Fira Montjuic (perto da Placa Espanya). A organização justifica esta alteração pelo facto de este espaço ser mais próximo do SÓNAR by NIGHT, assim como pela maior lotação e área do(s) recinto(s). Tal como no passado no MACBA, neste espaço os artistas vão dividir-se em performances indoor e outdoor, uma mescla entre banhos de sol ao ritmo de mojitos e caipirinhas com concertos, DJ sets, live acts e espaços fechados com espectáculos visuais e sonoros vanguardistas.

No SÓNAR by DAY, na referida Fira Montjuic, os aficionados da música têm oportunidade para ouvir artistas como a banda electrónica de Portland, os Chromatics, a disco de Todd Terje e Lindstorm, o dance-punk nova-iorquino dos Liars, a outrora criança prodígio do dubstep Fantastic Mr. Fox, a soul de Jamie Lidell; tendo como alternativa as batidas pesadas do DJ set de Modeselektor ou Matthew Herbert, de quem se pode esperar tudo. Tudo isto poderá ser intercalado com o SÓNAR CINEMA, um espaço onde serão projectados documentários de alguns dos músicos que actuam no evento, ou com um passo de dança na Red Bull Music Academy, um local em que por norma impera o ecletismo musical.

O SÓNAR by NIGHT, a parte mais “pesada” e mainstream do festival, terá lugar no local habitué, ainda longe do centro da cidade de Messi e companhia: a Fira Gran Via L’Hospitalet estará dividida em 4 a 5 salas gigantes para acolher nomes como os avós Kraftwerk (3D show), o guru do dubstep Skrillex, a auto intitulada “blue-wave” do menino-prodígio Nicolas Jaar, o showcase “Enter” de Richie Hawtin com Maya Janes Coles e Paco Osuna na primeira noite. Na noite de sábado, o cartel brinda com o berliner Paul Kralkbrenner, os irreverentes e melódicos Pet Shop Boys, a mistura do rock com o electro dos Soulwax (também conhecidos pelo projecto 2 Many Djs), Luciano e Busy P com seu showcase comemorativo dos 10 anos da Ed Banger; sem esquecer o residente Laurent Garnier.

Estes são apenas os nomes dos pesos pesados; outros menos ilustres decerto encontrarão no SÓNAR uma rampa de lançamento para se juntarem ao estrelato. A não perder a 20º edição do SÓNAR, entre os dias 13 e 15 de Junho na cidade de Barcelona. A RDB irá reportar as mais importantes ocorrências desta festa incomparável.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This