“Trashed”

“Trashed”

Jeremy Irons toma conta da acção

“Trashed” é um documentário realizado por Candida Brady, onde o actor, Jeremy Irons, é o protagonista e toma conta de toda a acção. Uma viagem pelo nosso planeta, por lugares idílicos onde, infelizmente, a poluição reina e apodera-se do espaço.

O filme começa, em primeiro lugar, com a demonstração de todo o lixo que produzimos, como nos desfazemos dele e de que forma essa decisão afecta as nossas vidas. Faz-nos ver as diversas formas de aprovisionamento de resíduos tóxicos e em como essas medidas são nocivas e contaminam os nossos solos e atmosfera. Indo por sua vez contaminar os produtos alimentares que cultivamos, bem como os nossos mares.

Apresenta-nos a questão do Norte de África, nomeadamente da Líbia e de como as praias de lixo invadem a costa Este no mar mediterrâneo.

Depois desta primeira parte de apresentação da problemática, é-nos dado a conhecer as várias soluções que foram sendo desenvolvidas, mas que ao longo dos tempos se demonstraram tão nocivas ou pior que o próprio lixo.

Por último, na terceira parte, a final, são-nos apresentadas um conjunto de soluções, quer a nível individual, quer mesmo numa escala superior, envolvendo toda uma comunidade. Neste caso, a cidade de São Francisco é o palco, onde toda a problemática da reutilização e da reciclagem é repensada. Ou ainda, das novas mercearias em Inglaterra onde cada cliente leva os seus próprios recipientes para transportar a mercadoria comprada, de forma a evitar o uso excessivo de embalagens e de sacos de plástico.

Um pensamento e uma atitude ecológica são altamente necessários. É urgente salvar o planeta e hoje é um bom dia para começares os teus passos ecológicos.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This