rdb-Turbo-Super-Stunt-Squad-header

Turbo Super Stunt Squad | Análise

Tony Hawk com caracóis

Depois da sua estreia nos cinemas, o novo filme da Dreamworks, “Turbo”, chega agora às consolas em Turbo Super Stunt Squad. Por norma tendemos a deixar de lado os jogos adaptados de filmes, quer sejam ou não de animação, são sempre algo que não levamos em consideração. No entanto não deixam de aparecer, por vezes, algumas boas surpresas, veja-se o caso de Brave que conseguiu levar às consolas um interessante jogo de acção capaz de divertir miúdos e graúdos. Será que Turbo Super Stunt Squad vai conseguir a mesma proeza?

Devo dizer que a primeira e imediata surpresa que tive com este título foi o próprio estilo de jogo. “Como assim?” perguntam vocês, e muito bem. “Mas não é um jogo de corridas?” continuam vocês. “Não.” respondo eu. Em Turbo Super Stunt Squad podemos contar não com corridas em grande escala, mas sim com skateparks e proezas à Tony Hawk, com caracóis. É isso mesmo, neste título Turbo e os seus amigos são Pro Skaters (ou será que como são caracóis devam ser chamados Pro Snailers?). Nos cenários podem contar com half-pipes, corrimões, plataformas e todo um conjunto de objectos que por norma encontramos em jogos de skate. Como manobras, podem contar também com um vasto leque de movimentos dignos de fazer inveja aos melhores praticantes deste desporto.

Visualmente a qualidade, apesar de não ser deslumbrante, cumpre os seus objectivos e transmite um bom carácter animado aos nossos personagens. No que toca aos cenários, o facto de serem pouco preenchidos em combinação com problemas de câmara faz com que não consigamos apreciá-los devidamente.

Turbo Super Stunt Squad

A banda sonora também não ajuda muito. Apesar de podermos alternar, sempre que quisermos, entre cinco músicas, todas elas são extremamente repetitivas e depressa as ignoramos.

Um facto é que neste tipo de jogos, mais do que uma boa qualidade gráfica e de som é sempre a jogabilidade que fala mais alto e é  nessa área que este título mais sofre.

Dos vários personagens que temos e apesar de terem características diferentes, acaba por ser indiferente escolher ou um ou outro. Ao contrário também do que se espera, a mecânica de velocidade é mais pesada do que a que costumamos encontrar em jogos deste género. A sensação de velocidade é praticamente nula até passarmos por cima de um círculo que nos dá um boost temporário. Ao todo temos seis áreas e cada uma está repleta de objectivos para cumprir. Fora alguns objectivos de fácil concretização, aqueles de mais difícil acesso e que nos obrigam a explorar os cenários na sua totalidade podem tornar-se um verdadeiro teste à nossa paciência devido a várias quebras de fluidez, muitas vezes provocadas por um mau sistema de detecção de colisão.

Turbo Super Stunt Squad

Turbo Super Stunt Squad é um jogo que sem dúvida é capaz de entreter os mais pequenos. No entanto devido a alguns problemas de concepção não se admirem que os vossos filhos precisem da  vossa ajuda para concretizar alguns objectivos e tenham calma quando o estiverem a fazer. Temos assim um jogo que consegue ser divertido mas que tem alguns problemas que lhe tiram alguma longevidade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This