“Uma Onda Pequenina” | Isabel Minhós Martins e Yara Kono

“Uma Onda Pequenina” | Isabel Minhós Martins e Yara Kono

Molhar os pés é melhor quando bem acompanhado

Com o objectivo de fazer do livro um objecto onde pequenos e grandes leitores participam na construção de cada aventura, jogando, brincando, fazendo movimentos e inventando sons, a Planeta Tangerina lançou, em 2012, a Colecção Cantos Quadrados.

Depois de “O Que Há” e “Este Livro está a chamar-te (não ouves?)” (uma das escolhas dos livros infantis de 2013 da RDB), segue-se agora “Uma Onda Pequenina” (Planeta Tangerina, 2013), com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Yara Kono (que ilustrou “A Ilha”, que a RDB elegeu como o melhor livro infantil de 2013 com edição nacional).

Aqui, há um menino que nada despreocupadamente no mar até se sentir ameaçado por uma daquelas palavras tão assustadoras e carregadas de água que, para não revelarmos tudo, apenas dizemos que termina em “ão”. Só a simples ideia de que na água se esconda uma dessas coisas faz com que a criança não queira mais entrar no mar, refugiando-se no fundo do areal virando costas a toda a ondulação. Agora, apenas o leitor e a sua coragem poderão convencer o menino a mergulhar de novo nas ondas, estando reservada uma surpreendente e refrescante surpresa antes do virar da última página.

Com um texto em forma de poema e ilustrações que nos trazem à memória o cheiro do lápis de cera, “Uma Onda Pequenina” é mais um hino aos livros como veículo de sonhos e experiências, às histórias como uma forma de acabar com os medos que vão surgindo ao longo da vida. Vistam os calções e os fatos de banho e mergulhem de cabeça. As ondas aguardam.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This