“Curso de vinho para verdadeiros apreciadores” | João Afonso

“Curso de vinho para verdadeiros apreciadores” | João Afonso

Volta ao mundo numa garrafa

Depois de “Entender de Vinho”, livro que o lançou na escrita de guias para a melhor compreensão e apreciação do néctar dos deuses, João Afonso está de regresso com “Curso de vinho para verdadeiros apreciadores” (A Esfera dos Livros, 2013), uma volta ao mundo de onde se regressará com um novo olhar sobre as diferentes regiões vinícolas mundiais.

Mas não se pense que se trata apenas de viajar e beber copo atrás de copo. Para além se aprender sobre cada casta e as diferentes regiões vinícolas, este curso oferece um olhar apurado sobre três vinhos com identidade nacional – o vinho do porto, o vinho da madeira e o moscatel – e o espumante, uma visão sobre a delícia dos vinhos velhos, conselhos para se provar como um profissional e servir como um bom sommelier e, ainda, um elogio do vinho como um factor da promoção do convívio.

Para começar a aprender sobre vinhos, João Afonso propõe que se lhe notem primeiro os defeitos, antes do enaltecimento das suas qualidades. Apesar de reconhecer que Portugal tem dado nos últimos anos «mais vinhos extraordinários», o autor considera que «há muitos vinhos portugueses que poderiam ser de qualquer outra parte do mundo». Reconhecendo que é quase impossível encontrar grandes vinhos a um baixo preço, João Afonso deixa de qualquer forma uma máxima de vida enóloga que aponta à democratização: «Acredito que é sempre possível encontrar um “grande vinho” à mesa de um ministro ou à mesa de um lavrador informado. E o bom gosto também». É tempo de abastecerem a vossa garrafeira e dedicarem-se, de corpo e alma, a este curso intensivo. Sempre de copo cheio.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This