Berdinho – Mercado Rural

“O Berdinho – Mercado Rural é a nova aposta da S.P.O.T., através do Manobras no Porto. No próximo Sábado, 06 de Outubro, no Passeio das Virtudes, das 15h às 19h será apresentado à cidade um novo mercado. Com base nos “farmer’s market”, existentes em tantas outras cidades, O Berdinho pretende trazer ao Porto um evento que reúna os produtores rurais locais num só local dando-os assim a conhecer à comunidade envolvente.

Um mercado de produtores locais consiste num grupo de vendedores, normalmente produtores, independentes que se juntam num mesmo espaço para vender vegetais, hortaliças, frutas, flores e por vezes bebidas e comidas pré-confeccionadas DIRECTAMENTE ao público. Esse é o grande objectivo do Berdinho.

Este tipo de mercado acrescenta valor à comunidade em que se insere. São um reflexo da sua cultura e economia. O seu tamanho varia, podendo ir de uma pequena feira de apenas algumas bancas até ocupar quarteirões inteiros. Como esta é uma primeira experiência, neste Sábado contaremos com 10 pioneiros que se juntarão a nós nesta aventura.

Teremos 10 novas bancadas feitas especialmente para esta ocasião.

Neste mercado será possível encontrar produtos cultivados orgânica e biológicamente, artigos confeccionados e manufacturados tradicionalmente.
Estaremos, desta forma, a fomentar o negócio local, a divulgar o conceito “buy local”, ao mesmo tempo que preservamos os recursos naturais da região em que vivemos.

Já há bastante tempo que o Porto está atento aos temas da ruralidade urbana ou o regresso à agricultura por parte dos jovens, como é possível observar através de vários projectos relacionados com hortas urbanas, cooperativas de agricultura biológica situadas na Área Metropolitana e muitos outros exemplos fáceis de encontrar.

Chegou, por isso o momento de juntar todas estas iniciativas num só espaço e assim dá-las a conhecer ao público geral. Criar uma nova rotina nos hábitos dos portuenses que lhes permita aceder a uma parte mais natural da vida, sem terem que sair da cidade.
Proporcionar a venda de produtos alimentares orgânicos, directamente desde o produtor, sem intermediários para que possamos saber de onde vem o que consumimos.

Manobras no Porto é um projecto promovido pela Porto Lazer, EEM e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do QREN 2007-2013, no âmbito do ON.2 – O Novo Norte, Sistema de Apoio ao Cluster de Indústrias Criativas. Manobras no Porto desenvolver-se-á como trabalho contínuo de investigação e produção cultural de 2011 a 2012, incidente no território da cidade do Porto e do seu Centro Histórico, envolvendo múltiplas actividades e actores empenhados no desenvolvimento da cidade.”



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This