QUARTA-FEIRA, ‘TABU’ ESTREIA NO FESTIVAL DO RIO

“Tabu”, filme que fala da exótica e melancólica história de um amor adúltero filmado em Moçambique, estreia amanhã, 03 de outubro, no Festival Rio, em sessão de gala no Cine Odeon Petrobras. Em um preto e branco fantástico, o filme do diretor português Miguel Gomes reconstrói com veracidade o início do fim do império de Portugal no continente africano. O roteiro brinca com referências cinematográficas, especialmente com filmes do mestre do cinema mudo alemão Friedrich Wilhelm Murnau, para contar a história da excêntrica Aurora, interpretada por Ana Moreira, uma bela jovem que herda uma fazenda em Moçambique. Também fazem parte do elenco os atores Teresa Madruga, Laura Soveral e Carloto Cotta. Co-produzido por Portugal, Alemanha, Brasil e França, “Tabu”, é o vencedor dos prêmios Alfred Bauer, de inovação, e crítica do Festival de Berlim 2012.

Junto com outros 30 filmes portugueses, “Tabu” integra a Mostra Imagens de Portugal, que faz parte do Festival do Rio, em uma associação com o Ano de Portugal no Brasil. Vendido para mais de 40 países, o filme de Miguel Gomes aprofunda temas como a velhice e a juventude, a solidão e a possibilidade do amor. De acordo com o diretor, a crítica implícita à sociedade colonial não exclui a beleza e a evocação de algo destruído.

Considerado o evento de cinema mais importante da América Latina, o Festival do Rio este ano presta homenagem a um dos maiores cineastas portugueses, Manoel de Oliveira. Com 103 anos, ele é o mais velho do mundo em atividade — 81 anos de cinema. A Mostra Imagens de Portugal vai exibir curtas e médias metragens da sua carreira.

Assim como Manoel de Oliveira, John Carpenter e Alberto Cavalcanti, o cineasta João Pedro Rodrigues também será homenageado pelo Festival, com uma retrospectiva de sua instigante obra, que contará com a apresentação de oito filme. A última obra de João Pedro Rodrigues, “A última vez que vi Macau”, que também está na Mostra, foi premiado em Locarno e exibido numa sessão especial em Cannes. O filme é considerado a grande revelação do cinema português dos últimos anos. Também integram a Mostra Imagens de Portugal os filmes “Cisne”, de Teresa Villaverde; “Filme do Desassossego”, de João Botelho; e “Fantasia Lusitana”, de João Canijo, entre outros.

No contexto do Ano de Portugal no Brasil, que se estenderá até junho de 2013, o Festival consolida a imagem do Portugal atual — tecnologicamente avançado, com vasto patrimônio histórico e importante produção cultural contemporânea.

Programação

TABU

De Miguel Gomes

Portugal / Alemanha / Brasil / França, 2012. 118min.

Com: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Carloto Cotta.

Sinopse: uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras.

QUA (3/10) 19:15 Odeon Petrobras [OD033]

SEX (5/10) 12:00 Est Sesc Botafogo 1 [BT153]

SEX (5/10) 18:00 Est Sesc Botafogo 1 [BT156]

TER (9/10) 15:30 Est Vivo Gávea 4 [GV459]

TER (9/10) 22:00 Est Vivo Gávea 4 [GV462]

Classificação: 14 anos.

Observações: vencedor dos prêmios Alfred Bauer de inovação e da crítica no Festival de Berlim 2012.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This