B.I. estreia na RTP 2

A série B.I. estreia sábado, 2 de Abril, às 21h30, na RTP2 e dá conhecer em 13 episódios de 25 minutos cada a realidade complexa de jovens de diversas origens residentes em bairros multiculturais. B.I. expõe o desenvolvimento de workshops de cinema em quatro bairros de várias zonas de norte a sul do país: o bairro da Bela Vista, em Setúbal, os bairros da Rosa e do Ingote, em Coimbra, o bairro da Apelação, em Loures, e o bairro do Casal da Mira, na Amadora.
Cada workshop conta com a participação de 8 jovens e de formadores-realizadores que vão acompanhar os formandos na realização de curtas-metragens. Depois da selecção dos três melhores filmes realizados pelos participantes, cabe ao formador decidir qual a curta-metragem do bairro que chegará à final. O último episódio da série conta com um painel de três júris convidados e a apresentação do derradeiro vencedor da série que receberá um prémio no valor de 1500 Euros em formação na Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, em Lisboa.

A série pretende criar um espaço de reflexão sobre a emigração, o sentido de origem e a noção de pertença de jovens de diversas origens residentes em Portugal, espelhando as suas preocupações e o seu dia-a-dia. B.I. inspira-se no projecto “Belonging/Pertencer/Chez Nous”, desenvolvido em 2008 pela Vende-se Filmes com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste contexto, realizadores como Luísa Homem, Miguel Tomar Nogueira, João Miller Guerra e Manuel Costa participaram enquanto formadores de um workshop de cinema no Casal da Boba, na Amadora, resultando desta experiência vários mini-filmes realizados pelos próprios formandos.

B.I. revela aos espectadores uma realidade perspectivada pelo olhar de jovens que, através do contacto com uma área artística, são desafiados a pensar o mundo onde vivem.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This