rdb_chrisandtibor_header

Chris&Tibor

Sacos para homens que carregam mais que um porta-moedas.

Na história da moda contemporânea os homens têm sido muitas vezes deixados de parte, e no que diz respeito aos acessórios a discriminação é ainda mais acentuada. As mulheres foram habituadas a ter vários sacos, malas, carteiras e pochetes, para não falar das colecções de sapatos que guardam religiosamente – enquanto os homens usam porta-moedas de bolso até este se desfazer.

Neste contexto, Chris Lui e Tibor Matyas desenvolveram uma linha exclusiva para homem que inclui todos os tipos de sacos. Os seus acessórios destinam-se a uma clientela urbana, uma geração que se habituou a ter que carregar muito mais que o cartão de multibanco e para quem os bolsos não chegam para transportar tudo. Os sacos Chris&Tibor têm um ar funcional e discreto, mas sem nunca parecerem um simples saco.

Chris Liu é natural de Urumqi, no nordeste chinês, e trabalhou oito anos como designer em vários países asiáticos, antes de partir em 2001 para Londres, onde se formou em arte e design de moda no London College of Fashion. Em 2003 terminou o mestrado e lançou a sua própria marca para senhora – Huan by Chris Liu, que em 2005 passa a chamar-se apenas CHRIS LIU. Tibor Matyas é graduado em arte management e marketing e é considerado por Paul Alger, director executivo da UK Fashion Exports Award, “um dos maiores talentos no sector de moda masculina inglesa dos últimos anos”. Este comité galardoou em 2008 Chris&Tibor com o New Exporter of the Year Award, financiado pela FedEx, tendo recebido apoio financeiro e estratégico durante um ano.

Uma das paixões de Chris é o ginásio. Em 2005, quando precisava de um saco para levar o equipamento, percebeu que era um objecto raro e os exemplares que encontrara eram definitivamente pouco apelativos. Foi por este motivo que Chris decidiu desenhar e produzir o seu próprio “saco de treino”, e daí até à primeira colecção de Chris&Tibor foi um pequeno passo. Chris Liu e Tibor Matyas trabalhavam juntos como consultores para a Burberry Prorsum e depressa desenharam e produziram a primeira colecção.

O design de Chris&Tibor encontra inspiração em Londres e nele existe uma mistura de história, estilo e modernidade da cidade. Todos os sacos têm nomes de ruas, quarteirões ou figuras icónicas da capital inglesa. Para o verão de 2010 lançaram London by Chris&Tibor, uma segunda linha da marca com preços mais acessíveis para alargar o mercado. Esta linha inclui quatro diferentes sacos em cinco variações de cor.

Embora Londres seja a cidade de eleição da marca, a sua história também passa por Paris. Em 2008 Chris&Tibor foram os primeiros newcomers honrados com a oportunidade de criar uma instalação em parceria com o designer Dries Van Noten no evento Tranoi – uma plataforma artística para designers que promove desfiles, instalações artísticas e exposições relacionadas com moda. Actualmente apresentam no “(capsule)” em Paris, um novo conceito de feira/mostra de moda e lifestyle que mistura as marcas de autor cutting-edge e streetwear.

As colaborações com outros designers como Juun.J, Veronique Branquino ou Romain Kremer têm afamado a marca e asseguram a participação na Paris Fashion Week.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This