Boxfresh

Uma das mais reconhecidas marcas inglesas em destaque na RDB.

O hip-hop sempre foi um estilo de vida. Associado a ele sempre esteve o poder da palavra veiculado pela música, a rebeldia para com o poder instaurado, uma irreverência exacerbada e, talvez a face mais visível, um vestuário que transmite a todos os que queiram ver todos estes aspectos. 

É mesmo esta face mais visível de todo este movimento que vamos abordar aqui. Geralmente, as marcas de roupa veiculadas ao hip-hop surgem vindas de alguém a ele extremamente ligado e que tenta criar algo diferente e que transmita os seus gostos e maneira de estar na vida. Assim surge a Boxfresh, uma marca de roupa inglesa criada por Roger Wade em 1990 e inspirada na cultura de rua de Londres. O nome da marca deriva de um termo usado no Bronx para os “putos” que usavam ténis acabados de sair da caixa. Um encontro fortuito entre dois designers, Olaf Parker e Sue Denny deu início às suas colecções de T-shirts originais. Até aí as colecções eram importadas directamente da América.  

A venda de algumas peças a nomes reconhecidos da cena hip-hop inglesa foi o carburante necessário para o reconhecimento da marca e obrigou Roger Wade a deslocar-se para Deptford, no sul de Londres. A associação a várias marcas com algum historial por trás também lhes permitiu uma maior visibilidade. Em 1994 consegue instalar-se nos Estados Unidos e iniciar a internacionalização da Boxfresh. 

De volta à Inglaterra, Roger Wades decidiu criar o “urbanwear” a partir de um acordo entre a Nike ACG e a Stone Island. Votada como uma das melhores 10 marcas britânicas pela revista FHM dois anos consecutivos e dois reconhecimentos pela 40 Degrees reafirmaram a qualidade da marca. A marca não se deixou de todo render ao sucesso efémero e decidiu apostar numa forte publicidade junto do seu público-alvo, não só pelas vias normais (imprensa), mas também apoiando campeonatos de brak dancing e vestindo regularmente artistas conhecidos como os Texas, os Massive Attack, Goldie ou John Digweed, entre outros. 

Actualmente é uma das mais conceituadas marcas do género e tem lojas no Japão, em Manchester e na Austrália, sem contar com as inúmeras lojas que abarcam as suas roupas. A sua filosofia é simples: representar aquilo que os move, ou seja, os seus clientes.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This