Marc Newson

Um dos influentes designers internacionais desce até à rua.

O trabalho e universo criativo de Marc Newson, um dos mais aclamados e influentes designers internacionais, vai estar em exposição até 31 de Janeiro de 2005 no Design Museum, em Londres. Projectada pelo próprio designer e extraída do seu arquivo pessoal, esta exposição traça a carreira do designer australiano desde os seus primeiros trabalhos até ao ambicioso projecto do avião Kelvin 40.

O percurso de Marc Newson já atravessou diversas áreas. Desde a cadeira em fibra de vidro da Cappellini, aos relógios Ikepod, o Pod Bar em Tóquio ou aos ténis Nike Zvezdochka, Newson foi-se tornando num ícone do design contemporâneo.

Marc Newson nasceu em Sydney e passou a sua infância na Europa e Ásia, antes de estudar joalharia e escultura no Sydney College of the Arts. Concluída a sua licenciatura em 1984, começa a desenhar e a produzir peças de mobiliário. Nesse ano recebe ainda uma bolsa da Australian Crafts Council e salta para a ribalta ao expor a “Lockheed Lounge”, uma versão em alumínio de uma chaise longue do século XVIII, na Solyn Oxley Gallery em Sydney.

Entre 1987 e 1991 muda-se para Tóquio, depois do magnata Teruo Kurosaki se ter oferecido para produzir as suas peças. A empresa de Kurosaki, a Idée, produziu peças como Orgone Lounge, Black Hole Table e Felt Chair, que foram muito exibidas tanto na Ásia como na Europa.

Newson criou um estúdio em Paris em 1991. Criou uma empresa, a Ikepod Watch Company, para criar relógios por ele desenhados, e produziu edições limitadas de mobiliário em alumínio. Durante a década de 1990, também desenhou uma série de restaurantes, o interior de Syn, um estúdio de gravação em Tóquio, entre outros trabalhos. Em 1997 muda-se para Londres, onde criou a sede da Marc Newson Ltd. O seu trabalho desde aí é interminável e abrange inúmeras áreas, onde se podem encontrar interiores de jets privados ou desenhos de bicicletas para uma marca dinamarquesa.

As criações de Marc Newson fazem parte das colecções permanentes do Museum of Modern Art em Nova Iorque, do London Design Museum, do Museé National d’Art Moderne – Centre Georges Pompidou e do Vitra Design Museum. Newson é professor auxiliar de Design no Sydney College of the Arts.

A exposição do Design Museum reúne, pela primeira vez, os projectos mais importantes de Marc Newson e desvenda o processo criativo subjacente a algumas das suas principais peças, evidenciando a sua evolução como designer.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This