Circuit

Um Circuit(o) diferente.

A zona onde, às terças e sábados de manhã, se realiza a Feira da Ladra vai receber nos dias 27,28 e 29 de Abril um evento único em Portugal – Circuit. Uma plataforma de lançamento de novos talentos, em áreas que vão da moda à música, e da gastronomia à fotografia e artes plásticas. Um evento que chega de Barcelona, onde se realiza desde 2000.

O conceito da Circuit parte de um circuito fechado dentro de uma zona da cidade. Vai ser criado um percurso através de lugares muito diferentes, onde se se vão suceder formas diferentes de expressão: desfiles, exposições, instalações, demonstrações, etc.

Cada edição da Circuit tem um tema, e para a primeira edição portuguesa, o escolhido foi: TASTE, “um misto de sensações e experimentalismos, onde se aliam os diversos interesses inerentes ao projecto, numa perspectiva sensorial, provocante e sedutora”. A cada dia do evento foi atribuído um sub-tema: EAT, SMELL e DRINK.

A zona escolhida – Mercado de Santa Clara – foi escolhida por ser emblemática da cidade. É aí que tudo vai acontecer. Quem decidir percorrer o Circuit vai passar pela piscina da Junta de Freguesia de São Vicente, por um beco abandonado, pela galeria militar Casa dos Gessos e por dentro do próprio mercado.

A organização convida o público do evento a chegar ao local no eléctrico nº28 (a partir do Largo Camões até ao Largo de São Vicente de Fora) de modo a poder desfrutar o percurso do eléctrico mais típico da cidade.

Fiquem com o programa completo:

27 de Abril – Quinta-feira – “EAT”

16h – Piscina Municipal de Alfama
desfile de moda – exclusiveglamourtshirt by Fernanda Pereira

“Será mais uma performance do que um desfile tradicional.” A abrir o Cicuit estará a apresentação de uma colecção de peças únicas (t-shirts e sweat-shirts) da autoria de Fernanda Pereira. Segundo a criadora veremos “personagens de um filme qualquer”.

Podem encontrar peças da exclusiveglamourtshirt na Mousse, em Lisboa, na Consigo, em Coimbra, na Alemanha e em Tokyo.

17h30 – Casa dos Gessos
exposição de design – Art Words

Palavras de Mara Jesus interpretadas por 28 designers Portugueses:
Ana Cunha, António Néu, Artur Rebelo, Carlos Coelho, Carlos Guerreiro, Eduardo Esteves, Gonçalo Van Zeller, Inês Ferreira, José Carlos Bomtempo, José Carlos Mendes, Jorge Silva, Henrique Ralheta, Linda Romano, Lizá Ramalho, Luís Alvoeiro, Luísa Lente, Maria João Ribeiro, Nuno Porto, Paula Lopes, Paulo Piedade, Paulo Rocha, Pedro Carmo, Ricardo Gaspar, Ricardo Mealha, Rita Vieira, Rui Morais, Tiago Machado, Vasco Cotta.

19h – Mercado de Santa Clara
desfile de moda – Bambi by Laura (Espanha)

21h30 – Fundação Ricardo Espírito Santo
Degustação Circuit – Chef Ivan (Brasil)

Instalação – Sónia Pessoa

23h00 – Mercado de Santa Clara
Festa – Performance – Dazed&Confused (Inglaterra)

Gastronomia – Cake Designers
Criação de bolos ao vivo.
DJ Set – Sweet n’Candy (Alemanha)

“Rico Henschel é o único responsável pelo projecto Sweet’n’Candy. A música que produz é lúdica e energética e totalmente vocacionada para a pista de dança. Com edições em labels como Opossum records , Dumb Unit ou Raum… , Rico é conhecido como um especialista em sons minimais carregados de energia, o que também se reflete nos seus dj sets. Ele diverte-se criando estruturas complexas, compostas de sons isolados e de diferentes proveniências, que aparentemente soam disconexos mas que no fim combinam criando harmonias inacreditáveis.
Como que construir um puzzle…” In circuitportugal.com

28 de Abril – Sexta-feira – “SMELL”

16h – Mercado de Santa Clara
desfile de moda – El Delgado Buil (Espanha)

17h30 – Casa dos Gessos
exposição – Rui Aguiar (fotografia de moda) & Juan Carmona (pintura)

18h – Fabrica Benetton Chiado (Off Circuit)
lançamento – MusaBook

19h – Mercado de Santa Clara
Aroma Jockey Set – ODO 7 (Holanda)

“Existem 7 categorias de “aroma design”:

Para ilustrar palavras, personalidades, lugares, acções, imagens ou música;
para evocar um estado de espírito ou uma ambiência;
para concordar ou contrastar com sinais de aura;
para evocar certas memórias;
para fazer de um evento um ritual;
para servir de instumento de distanciamento;
para tornar os cheiros irreconhecíveis.
Todas as culturas ancestrais incorporaram o uso de fragâncias em vários aspectos das suas vidas.
Os Egípcios extraíam óleo de plantas aromáticas para uso médico, cosmético e artístico.
Os Chineses, os Gregos, os Romanos, os Indianos, todos compreenderam os benefícios das substâncias aromáticas e integraram o seu uso nas suas culturas.
ODO 7 não é um artista musical, o seu campo são os aromas. Durante a sua actuação ODO7 utiliza cerca de 160 fragâncias naturais, inebriando a audiência, provocando nela diferentes estados de espírito.” In circuitportugal.com

Disc Jockey Set – La Moderne (Espanha)

“David Ortuño é um jovem agitador musical e dj de Salamanca que se tem
dedicado á gestão de uma club night que dá pelo nome de La Giratoria. Por lá
têm passado nomes como Tadeo, Damian Schwarz e Ivan Smoka.” In circuitportugal.com

20h – Mercado de Santa Clara
Desfile de Moda – Nuno Tiago

Ao Circuit Nuno Tiago traz a colecção de senhora para o Outono/Inverno 2006/2007. Vão desfilar criações inspiradas no filme “Pássaros”, de Hitchcock. Uma colecção de descoberta. “Descoberta do gosto, da cor, de formas e texturas”. Mais do que um desfile, vamos ver uma performance.

21h30 – Casa dos Gessos
Intervenção Revista DIF

Instalações
– Alexandra Moura
– Carla Belchior
– Lidja Kolovrat
– Osvaldo Martins
– Story Tailors

DJ  Set + MC  – Hedonic 2

“Projecto que nos chega de Coimbra, os Hedonic 2 são David Rodrigues, fundador da Cosa Nostra estrutura que se responsabiliza pelo que de mais relevante acontece em Coimbra em termos de música electrónica – e Gil, designer e esteta da Cosa Nostra.
Numa vertente dançante David Rodrigues e Gil subvertem a música que usam para que a sua actuação se torne num turbilhão de statements subliminais acentes numa banda sonora energética e inconformista. Asua carreira é curta mas bastante agitada. Baseando a sua actividade em Coimbra, no colectivo Cosa Nostra, esta dupla tem actuado um pouco por todo o país, sendo usual assistir às sua actuações em locais como o Op Art e Indústria.” In circuitportugal.com

Exposição de Joalharia
– Tatiana Milivojevich
– Nininha Guimarães
– Susana Van
– Artur Madeira
– Rita Faustino
– Michel
– Teresa Minheiro
– Eleonor Hipólito

29 de Abril – Sábado – “DRINK”

15h – Mercado de Santa Clara
instalação – KrvKurva

apresentação – Musa Collective
instalação vídeo – Anze

17h30 – Casa dos Gessos
arte / música / moda – Dirty Cop

19h30 – Panteão Nacional
desfile de moda – Daniel Dinis

20h30 – Panteão Nacional
desfile de moda – Wearplay

23h00 – Closing Party (by invitation only)
DJ Set – M.I.A. (Alemanha)

“Considerada enfant terrible do underground de Colónia, M.I.A. é hoje uma das mais respeitadas djs do circuito techno/house minimal alemão, sendo frequente vê-la actuar, não só nos mais importantes clubes do seu país, como em Paris, Barcelona, Zurique ou Marbella.

Com um estilo muito próprio, que não permite comparações com qualquer dj da actualidade, M.I.A. oferece à sua assistência doses do mais refinado techno capaz de levar ao rubro a pista de dança mais conservadora.

É co-fundadora, juntamente com o reputado produtor Falko Brocksieper , da editora Sub Static , criada com o objectivo de servir de plataforma divulgadora não só do trabalho de ambos, como de artistas cujas sonoridades não se inserissem no catálogo das editoras já existentes. Distribuída agora pela Word and Sound , a Sub Static conta, para além da própria M.I.A e F. Brocksieper , com nomes como o de Pan/Tone , Mathew Jonson , Brian Aneurysm , John Spring , entre outros. Fundada na cidade de Colónia em 2000, esta editora vanguardista, mudou-se recentemente para Berlim onde foi calorosamente acolhida.

Como produtora, M.I.A. edita desde 2001, embora só na última edição do festival C/O Pop (Colónia/05) , tenha feito a sua 1ª e muito aguardada, actuação ao vivo. A mais conhecida produtora de Colónia, oferece a cada novo registo, diferentes perspectivas dos caminhos a seguir pelo techno/house minimal, ora utilizando apenas instrumentos analógicos, ora fundindo como ninguém as características mais dançáveis e experimentais da música electrónica.Para além de editar pela “sua” Sub Static , tem igualmente registos na Traum e Trapez .

Como Dj é de uma qualidade irrepreensivel, conjugando o aspecto lúdico com o cultural num equilíbrio perfeito. Uma noite de dança inesquecivel e um grand finale para o Circuit.” In circuitportugal.com

DJ Set – Nelson Flip

“Dj e agitador musical lisboeta co-fundador da Sonic e actualmente responsável pela programação musical do Circuit, cabe-lhe a ele fazer as honras da casa para M.I.A. na Circuit Closing Party.” In circuitportugal.com



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This