Mombojó

A nova MPB ao vivo em Portugal.

O Brasil é fértil em projectos musicais de qualidade que reflectem a enorme diversidade de influências que agem directamente na música brasileira. Felizmente, devido à proximidade histórica e linguística, temos tido oportunidade de assistir em Portugal a inúmeros projectos da música brasileira nas mais diversas áreas. Os Mombojó são os “senhores” que se seguem. Os concertos da banda estão agendados para dia 5 e 6 de Maio, em Gaia (Hard Club) e em Lisboa (Maxime) respectivamente. A RdB apoia a passagem dos Mombojó por Portugal e tem convites duplos para oferecer para as duas actuações.

Formados em 2001 e apenas com um disco de originais editado – “Nadadenovo” de 2003 (disponibilizado gratuitamente do site da banda) – a banda de Pernambuco rapidamente se evidenciou no espectro musical brasileiro. Constituídos por 7 jovens músicos multi-instrumentistas (a média de idade é 20 anos), o projecto apresenta uma sonoridade de fusão entre as novas tendências electrónicas (drummachines e samples) com o tropicalismo e MPB, tendo sempre como base o formato “canção”, com letras simples e refrões orelhudos.

Ao vivo, por aquilo que podemos ler em alguma imprensa brasileira, a banda apresenta uma postura mais “experimental”, onde o improviso e as deambulações jazzisticas ganham relevo. Em Outubro de 2005 fecharam contrato com a Trama onde vão editar o segundo disco de originais que está programado para o primeiro semestre deste ano.

Antes de chegar às lojas, o novo disco, produzido por Lúcio Maia (guitarrista da Nação Zumbi) e Daniel Ganja Man, estará disponível na Internet, mantendo assim a ideologia de generosidade intelectual e copyleft.

Nos dias 5 e 6 de Maio, a banda brasileira estará em Portugal, alguns dias depois de ter actuado em Barcelona no Festival BrasilNoar.

A primeira actuação está agendada para o Hard-Club de Vila Nova de Gaia e estará inserida numa noite muito especial que vai contar ainda com a presença de Freddy Locks que irá apresentar “Acústico”, uma performance a solo que irá surpreender todos os amantes do reggae; Cupido & Masko (selectah) e Dj Marcos (funk 70´s). Em Lisboa, os Mombojó vão ter o palco do Maxime só para eles.

As entradas custam 10€ para ambas as noites (no Hard-Club as senhoras apenas pagam 5€) e as portas deverão estar abertas a partir das 22:30.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This