CONTRASTES: ENTONCES Y AHORA

“O Ciclo de Cinema Espanhol “Entonces y Ahora” pretende, como o seu nome indica, mostrar, através do cinema, a realidade espanhola dos anos 40 e 50 e a situação actual, projectando algumas das obras mais significativas de um e do outro momento histórico. Para a Espanha dos anos 40 e 50 foram seleccionados três filmes: “Bienvenido Mr. Marshall”, “El Espíritu de la Colmena” e “Calle Mayor” ; para a Espanha contemporânea, “La Ardilla Roja”, “Lúcia y el Sexo”, “Tierra”, “Mar Adentro” e “Tapas”.

Como em ocasiões anteriores já se expôs, as duas imagens reflectidas que são tão diferentes que parecem corresponder a realidades distintas. E em grande parte é assim: uma Espanha agrária, tradicional, fechada, imobilista e pobre; e outra Espanha urbanizada, moderna, com maior riqueza e variedade e aberta a novos valores.

Praticamente o que as une é o tradicional sentido da tragédia e o seu contrário, o sentido de humor… ainda que o conteúdo de cada conceito tenha mudado substancialmente. Basta comparar o dramatismo de “Calle Mayor” com o de “Mar Adentro”; ou o humor de “Bienvenido Mr. Marshall” com o de “Tapas”.

Esta grande mudança de situações, de conceitos e valores na sociedade levar-nos-ia às seguintes questões: afinal qual é a identidade de Espanha? Há algo que sobressaia e não mude? Ou é tudo a normal evolução, num espaço geográfico limitado? A resposta, cinematográfica, fica para o próximo ano…”, Gaspar Díaz, Conselheiro Cultural da Embaixada de Espanha em Lisboa.

De 11 a 14 de Novembro
no Cinema São Jorge em Lisboa
Entrada Livre sujeita à lotação da sala.
bilhetes disponíveis no próprio dia das sessões a partir das 13h na bilheteira do Cinema São Jorge.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This