MARTIN KEMP A 17 de NOVEMBRO NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Um dos maiores especialistas da obra de Leonardo da Vinci, historiador de Arte, emérito professor na Universidade de Oxford, é o conferencista convidado para abrir o ciclo de Conferências A IMAGEM NA CIÊNCIA E NA ARTE, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. “Taking it on Trust” in Images of Nature é o título da palestra marcada para 17 de Novembro, pelas 18h, no Auditório 2.

Martin Kemp escreveu extensamente sobre a presença da imagem na Arte e na Ciência desde o Renascimento até aos nossos dias. Leonardo da Vinci esteve no centro dos seus estudos e foi o tema de vários dos seus livros e exposições, das quais foi curador. A sua pesquisa abrange áreas da ciência tais como a óptica, anatomia e história natural.

Este ciclo de conferências prolonga-se até Fevereiro de 2011, com a presença de conferencistas de prestígio que mensalmente irão explorar as relações e a interacção entre Arte e Ciência. Como explica João Caraça, director do Serviço de Ciência da Fundação Gulbenkian: “São inúmeras as relações e interacções entre ciência e arte. Mas convém não cairmos em generalizações fáceis e pensar que tudo se assemelha, que é fácil estabelecer pontes entre os vários domínios do conhecimento. Exactamente por  corresponderem a linguagens especializadas e de grande precisão, as ligações conseguem-se recorrendo sobretudo às componentes mais tácitas, à expressão das emoções, à infra-estrutura de sensibilidades em que estamos mergulhados, ao espírito da época. Em cada tempo histórico estas relações mudam e importa compreender aquilo a que se dá valor essencial no presente”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This