rdb_noiteestarreja_thumb

Convites duplos – “A Noite”- Cine-Teatro de Estarreja

Em que ano José Saramago venceu o Prémio Nobel da Literatura?



3 CONVITES DUPLOS PARA A PEÇA “A NOITE”, ENCENADA POR JOSÉ CARLOS GARCIA, DIA 26 DE ABRIL (SÁBADO), 21:30 NO CINE-TEATRO DE ESTARREJA






Sobre

Por ocasião das comemorações do 40º aniversário da Revolução dos Cravos, o Cine-Teatro de Estarreja recebe “A Noite”, primeira obra dramática de José Saramago, adaptada por Paulo Sousa Costa e encenada por José Carlos Garcia. Dia 26 de abril, às 21h30, revive-se a madrugada do 25 de Abril de 1974 a partir da redação de um jornal.

“Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência”, avisa José Saramago (1922-2010), único Nobel da Literatura em língua portuguesa, nas páginas iniciais da obra dramática. “A Noite” é a primeira peça de teatro escrita por Saramago, em 1979, e relata a noite da Revolução dos Cravos na perspetiva de uma redação de jornal da capital lisboeta.

Temas como a liberdade e a verdade jornalística extraem-se das entrelinhas da peça, dando-lhe atualidade e pertinência. A obra de José Saramago encontra-se, no tom irónico característico do autor, com o nervosismo e a agitação de um grupo de jornalistas, numa redação, depois de lhes ter chegado o boato de que está a acontecer uma revolução. A “profunda impressão de tédio, de rotina, de noite igual às outras” que vive aquela redação é, em segundos, abalada pelos acontecimentos que carimbaram a história do país.

Com um elenco de luxo e bem conhecido do público português, destacando-se nomes como Vitor Norte (que protagoniza o chefe de redação do jornal), Paulo Pires, Joana Santos, João Lagarto e Sofia Sá da Bandeira, “A Noite” estará em cena no Cine-Teatro de Estarreja (CTE) dia 26 de abril, no âmbito das comemorações do 40º aniversário da Revolução dos Cravos. Uma peça de forte sensibilidade e seriedade que aponta o dedo às invisíveis e persistentes teias de poder e à dicotomia entre os que resistem e os que se deixam contaminar pelo sistema.

José Carlos Garcia encenação
José Saramago texto original
Paulo Sousa Costa adaptação
Vitor Norte, Paulo Pires, Joana Santos, Sofia Sá da Bandeira, Filipe Crawford, Pedro Lima, Samuel Alves, Fábio Alves elenco
Paulo Brandão desenho de som
João Almeida desenho de luz
Ana Paula Rocha figurinista e cenografia
Nádia Santos assistente de encenação
Adilson Gomes direção de cena
Élcio Chiquinato direção gráfica
Marta Quelhas, David Fernandes e Yellow Star Company produção
[TEATRO] Auditório 10€ / 8€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal)

Regras:

– Os vencedores devem levantar os convites na bilheteira até às 21:00.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome e BI (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This