edipo-thumb1

Convites Duplos – “ÉDIPO”, Companhia do Chapitô

Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?

CONVITES DUPLOS PARA A “ÉDIPO” DA COMPANHIA DO CHAPITÔ, ENCENAÇÃO DE JOHN MOWAT


3 CONVITES DUPLOS POR DIA, TODOS OS DOMINGOS DE FEVEREIRO DE 2012 (5, 12, 19, 26), 22:00 NA TENDA DO CHAPITÔ – LISBOA

Galeria de Isa Silva – AQUI

SINOPSE

Seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher? E os seus filhos, seriam também eles seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria a sua mulher avó dos seus próprios filhos? E ainda, seria Creonte seu tio ou seu cunhado?

SOBRE

No dia 19 de Janeiro a Companhia do Chapitô estreou “Édipo”, a sua 31.ª criação, baseada no mítico Rei de Tebas que, ao cumprir a profecia em que assassina o seu pai e casa com a mãe, faz com que a tragédia se abata sobre a sua cidade e família.

Esta Companhia, única no trabalho de teatro físico que desenvolve sobre o corpo, apresenta a revisitação de um clássico à luz dos tempos modernos, desta vez com um registo cómico. Uma comédia visual, segundo define o encenador John Mowat.

Édipo é um ponto de partida, não um ponto de chegada. Porquê este clássico? A resposta a esta questão é difícil de articular, a sua experiência de criação é intuitiva, mas a equipa é peremptória em justificar-se com o poder das imagens que este texto lhes sugere. O Édipo chapitoneano tem várias caras, vários corpos, informação que já lhes está impressa no corpo. Esticaram a tragédia para o absurdo… soltou-se uma válvula de ar… e o mito ficou virado do avesso.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direcção Artística: José Carlos Garcia
Encenação: John Mowat
Assistência ao Encenador: Andréa Padilha
Interpretação: Jorge Cruz | Marta Cerqueira | Tiago Viegas
Desenho de Luz: Samuel Rodrigues
Fotografia do Cartaz: Filipe Dâmaso Saraiva
Design Gráfico: Sílvio Rosado
Fotografias e Audiovisuais: Filipe Dâmaso Saraiva | Paulo Moreira Pereira | Simão Anahory
Assessoria de Imprensa: Lúcia Valdevino
Produção: Francisco Leone | Tânia Melo Rodrigues
Agradecimentos especiais: André Cunha, Carina Sathler, Conceição Cunha, Carole Garton, , Francisca Vignolo, Luís Lobo Alves, Manuela Tavares, Maria Guerrero, Marta Pedroso, Patricia Verity e a todos os colaboradores e alunos do Chapitô.

Os bilhetes deverão ser levantados na bilheteira, com a apresentação do nome completo, BI e a indicação de que vêm da parte da Rua de Baixo, no próprio dia do evento, até 30 minutos do inicio do espectaculo.

Para participar não utilize a caixa em baixo. Participe enviando NOME, E-MAIL, DATA DE PREFERENCIA, BI e RESPOSTA para passatempos@ruadebaixo.com



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This