“Cronologia da Monarquia Portuguesa” | Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro

“Cronologia da Monarquia Portuguesa” | Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro

A Monarquia Portuguesa de A a Z (ou, neste caso, da Dinastia de Borgonha à Dinastia de Bragança)

É muito provável que, para muito boa gente, seja difícil recordar a ordem – e os nomes – dos Reis de Portugal ou, por exemplo, ligar os cognomes a quem essas alcunhas de origem popular pertencem de direito. Depois, a ideia de beber o conhecimento em Histórias compactadas ou na imensidão de uma estante de volumes afastará, de muitos, a vontade de conhecer o passado dos reis e rainhas que governaram este rectângulo à beira-mar plantado. Passado esse que, diga-se em boa verdade, merece que sobre ele recaia um olhar atento.

Uma das bases essenciais para a construção e compreensão da História é a cronologia, que dá a conhecer o passado pela sucessão de factos que conferem ao Tempo um imenso dinamismo. Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro reuniram, num único volume – como se pode ler na introdução à “Cronologia da Monarquia Portuguesa” -, «as grandes linhas da formação e do devir da nação portuguesa, desde as suas origens até à implantação da República.»

O livro parte das biografias dos monarcas portugueses, mostrando a sua vida familiar e os acontecimentos mais importantes ocorridos em cada um dos períodos de governação, ao mesmo tempo que complementa o cenário português com o que, em paralelo, ia acontecendo lá fora.

Monarquias à parte, “Cronologia da Monarquia Portuguesa” é um livro que irá tornar mais rica qualquer estante ou biblioteca. Bem estruturado, sucinto e de fácil consulta, será uma mais-valia para estudantes, um aperitivo para curiosos e um repasto para amantes da História escrita por Reis e Rainhas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This