“Scott e Amundsen à conquista do Pólo Sul” | Peter Laufmann

“Scott e Amundsen à conquista do Polo Sul” | Peter Laufmann

Antártida: a última fronteira

No início do século XX, muito pouco havia já para conquistar geograficamente. Se anos mais tarde se gritaria, na série Star Trek, que o espaço era a fronteira final, numa terra ainda sem grandes aventuras espaciais havia um único ponto que o homem não havia pisado: o Polo Sul, na gélida e remota Antártida.

À conquista desse «…mundo tão hostil à vida, onde nada cresce e nem sequer os micróbios conseguem sobreviver», partiram dois homens com as suas equipas – o norueguês Roald Amundsen e o britânico Robert Falcon Scott -, tentando alcançar a glória pessoal e em nome das suas nações, numa aventura que cruzaria um extenso e gelado deserto.

Apesar de terem uma vasta experiência ligada ao mar – foram ambos marinheiros -, a preparação a as vivências eram bastante diferentes. Ao contrário de Amundsen, Scott nunca tinha pisado ou sequer visto neve, o que não foi impedimento para se lançar nesta ambiciosa aventura.

Scott e Amundsen à conquista do Pólo Sul” (Círculo de Leitores, 2013), livro de Peter Laufmann que integra a colecção Grandes Exploradores, é um retrato ilustrado da epopeia individual de dois homens, para a qual a glória havia apenas reservado um lugar.

Com recurso a fotografias de época e actuais, mapas e ilustrações, embarcamos numa viagem arrebatados pelo frio, acompanhando Scott e Amundsen pelo seu passado familiar, ascensão profissional e sonhos de aventura, onde se encontra também um retrato da Antártida dos dias actuais.

Se no mundo católico se comenta a morte com o recurso à expressão “Somos pó e ao pó voltaremos”, no caso de Scott e Amundsen a expressão é bem diferente: “Somos gelo e ao gelo voltaremos”. Ambos morreram abraçados pela neve, algo que, provavelmente, nem sequer teria passado pelos seus sonhos mais felizes.

 

Da mesma colecção:

Vasco da Gama | Cristovão Colombo | Richard Francis Burton | Humboldt | James Cook | Jacques Cousteau | Marco Polo



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This