rdb_artigo_toys

Designer Toys

Deixaremos de ser crianças?

Entrados na idade adulta, o normal seria deixarmo-nos de “criancices” e concentrarmo-nos no que realmente interessa. Uma casa, um bom carro, uma carreira, um parceiro ou parceira e, quem sabe, um filho. Conversas… A verdade é que nunca deixamos de ser crianças e andamos sempre à procura de desculpas para voltarmos aos tempos em que tudo era perfeito e não tínhamos preocupações. As ferramentas são várias; Playstation, Wii, bebedeiras descontroladas, piropos inconsequentes aos transeuntes, transgressões na auto-estrada, bonecos, o que seja. E é precisamente este último ponto que queremos dar a conhecer em detalhe.

Existe uma verdadeira comunidade terrivelmente fã de um conceito criado para as crianças de sempre; os Designer Toys. E existem para todos os gostos. Feitos em vinil e inúteis em todos os sentidos, por não serem assim tão baratos ou por não terem na verdade uma utilidade a não ser estarem expostos nos móveis de casa, a verdade é que são vendidos em todo o mundo como algo a definitivamente ter. Para quem não os conhece, deixamos aqui algumas sugestões.

Amos

A Amos é uma empresa fundada por James Jarvis, Sofia Prantera e Russel Waterman que existe desde 2002. Criada com o objectivo de produzir e distribuir de forma independente os trabalhos realizados por James e para que estes deixassem de ser uma moda apenas, chegando assim a uma audiência mais alargada, existe também para dar a conhecer novos artistas. Até ao momento lançou as colecções In-Crowd, verdadeira homenagem à cultura pop moderna, King Ken, simplesmente um macaco, Vortigern’s Machine, Tales From Green Fuzz, YOD e outras indiferenciadas.

A colecção Vortigern’s Machine é um projecto ambicioso criado para chegar a crianças de idade mais avançada. Vortigern’s Machine and the Great Sage of Wisdom é a primeira instalação na história de dois jovens amigos e as suas épicas aventuras. A história é contada seguindo o estilo dos comic books e distruída em todo o mundo. A acompanhar, as incontornáveis figuras de vinil.

Já a Tales from Greenfuzz gira em torno de uma história de abusos gastronómicos, raptos, pilhagens e caos em geral criada por Will Sweeney, com direito a edições limitadas de figuras em vinil.

A Amos é também uma editora. Além de zines, comic books e livros de histórias gráficas, publicou uma colecção em A4 dos desenhos feitos por James Jarvis e um ensaio fotográfico baseado em mulheres que se mascararam para a San Diego Comic-Con.

Toy2R

Criada a partir de uma obsessão por designer toys e artigos coleccionáveis, esta empresa sediada em Hong Kong tem como objectivo maior quebrar as barreiras entre design de produto, arte e material gráfico.

Fundada em 1995 por Raymond Choy, é uma extensão da antiga Toy R (de Raymond), loja onde este vendia inúmeras edições limitadas de toys, transformando-se mais tarde numa referência mundial para este tipo de movimento.

A Toy2R é uma empresa multifacetada cujo logótipo foi retirado da mascote Tover. Em 2001, lançou a figura Qee, a partir da qual inúmeras intervenções foram feitas até à data. Com um verdadeiro hype em seu torno, tem captado a atenção de amantes de arte em geral e designers gráficos. Normalmente com duas polegadas e meia de altura, existindo depois tamanhos variáveis, são utilizadas como acessórios de moda e artigos coleccionáveis, já que são desenhadas por designers de renome mundial. São vendidos em caixas inócuas, de forma a aumentar o nível de curiosidade de quem os adquire. Ninguém sabe o que obtém, havendo depois um mercado paralelo para a troca entre os coleccionadores.

Mutações

A partir dos Designer Toys, nasceram também inúmeras variantes, das quais destacamos duas. A primeira, os Designer Plush, são na verdade peluches sofisticados, igualmente criados em edições limitadas por artistas e designers. Sempre com um imaginário muito característico, têm nomes como se de pessoas se tratassem e personalidades vincadas. Estas são explicadas em detalhe nas etiquetas ou em pequenos livros incluídos no pacote.

Por fim, menção aos Designer Consumer Electronics, criados inicialmente pela mimoco, que lançou os mimobots, flash drives banais, mas cool, criadas por incontáveis artistas, como Jon Burgeman. A partir daqui, a imaginação não tem limites, existindo já colunas de som e o conhecido Nabaztag Rabbit, um coelho com direito a acesso wi-fi com a capacidade de ler e-mails, blogs, etc.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This