PROP

Fiquem a conhecer o primeiro trabalho do jovem atelier nacional, 2Design.

Cada vez mais existe uma maior procura por parte das pessoas de objectos diferentes e originais para a decoração das suas casas e espaços. Se por um lado a maneira de vestir pode realçar aspectos da nossa personalidade, os objectos com os quais decoramos os nossos espaços podem também desvendar a nossa forma de estar na vida.

Em Portugal começa a existir alguma oferta no que diz respeito a este mercado, mas na grande maioria dos casos, os objectos são importados e fazem parte de colecções de grandes marcas internacionais perdendo um pouco a sua “individualidade”. Existem também lojas que, depois de terem algum sucesso, rapidamente se transformaram em verdadeiros supermercados da “decoração alternativa” e que conseguem ter uma gama de produtos para todos os gostos e preços. Depois, existem as outras, aquelas que apostam em produtos praticamente exclusivos e de fabrico nacional como é o caso da colecção que propomos este mês.

A colecção prop é o resultado do 1º trabalho de Design de equipamento criado pela 2Design, um atelier da responsabilidade de Diogo Vital Ferreira e Rodrigo Bento d’Almeida. Constituida actualmente por 7 candeeiros e 1 base de revistas, a colecção prop é o resultado da vontade de criar peças de equipamento que, pelo seu desenho e construção, sejam acima de tudo funcionais e, ao mesmo tempo, de grande qualidade e de baixo custo.

A denominação “prop” resulta do nome do material utilizado para a sua construção: o polipropileno. Depois de terem sido estudadas as potencialidades do polipropileno e de se terem apercebido da resistência, plasticidade e maleabilidade do material reciclável, os designers iniciaram a criação de diversos modelos de candeeiros. A qualidade do material garante durabilidade e segurança, nomedamente em relação ao calor libertado pela lâmpada. A leveza e a fácil manutenção permitem a colocação de qualquer um destes modelos em locais diversos da habitação.

Todas as peças foram elaboradas manualmente e têm toda uma designação própria, de forma a focar o traço de individualidade de cada uma. Assim, dentro da colecção podemos encontrar sete candeeiros (novelo, cubo, hexa, silo, esfregona, rolo e duo) e uma base de revistas (sob). De notar a incrível relação qualidade/preço destes objectos que foram pensados para um público mais jovem e com menos dinheiro para dispender na aquisição destes bens de decoração.

Estas peças já foram expostas em diversos locais e encontram-se à venda em Lisboa na loja “Nosso design” na Rua Nova da Trindade e no Museu do Caramulo.

Não se esqueçam que o que é Nacional continua a ser bom ….



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This