Abkxi

Mais uma iniciativa nacional que começa a dar os primeiros passos a caminho do sucesso.

Ainda com muito pouco tempo de existência, a Abkxi é o resultado do trabalho e esforço de Paula Lopes (web designer) e Carla Cruz (professora e artista performativa), que, depois de muitos anos a produzir apenas para os amigos, decidiram juntar esforços e iniciar uma aventura na comercialização das suas criações.

A característica que torna este projecto especial está relacionada com os materiais utilizados na elaboração das peças. Não é usual, nem nos espaços mais alternativos, encontrar uma mala feita de tecido de risposteiros ou de alcatifa

Paula Lopes é a responsável na elaboração destes originais sacos. Este peculiar interesse teve a sua génese numa época em que a web designer procurava satisfazer uma necessidade pessoal: “Como precisava de um saco e os que haviam não me agradavam totalmente, decidi fazer um”.

Quanto à utilização de materiais tão “requintados”, essa escolha surgiu como uma espécie de capricho; ”gosto bastante de jogar com o nonsense objecto/material, em que a finalidade prática, à primeira vista, nada tem a ver com o material utilizado”, criando assim objectos únicos e altamente originais.

A “professora” Carla Cruz tem a seu cargo a outra face da marca. Para além da confecção de compotas, que afirma dar-lhe “muito gozo”, Carla faz também objectos para uso pessoal (golas, tubos – camisolas sem mangas, sacos re-utilizando outras camisolas) utilizando essencialmente a lã como matéria-prima para as suas criações. O seu apego a este tipo de material é explicado desta forma: “já tenho uma máquina de tricotar há bastante tempo e as lãs fazem parte do meu universo”.

A primeira loja a comercializar os objectos da marca é a Blow Up na cidade do Porto, sendo que o objectivo é chegar o mais rapidamente a outras lojas de norte a sul do país, não esquecendo a quadra natalícia que se aproxima; “Estaremos brevemente em algumas lojas no Bairro Alto em Lisboa e em vendas de Natal, como por exemplo a Identidades, no Porto”.

A criação de uma página na Internet e a produção de t-shirts, são projectos que já se encontram no horizonte das duas amigas, que de momento estão mais interessadas em divulgar e dar a conhecer a marca.

Com o Natal mesmo aí à porta e com pouco tempo para ser original, esta pode ser uma forma de encontrar a prenda ideal. Os preços variam entre os 10 e 20 euros, consoante a peça em questão, enquanto que a compota (abóbora, maçã e brevemente castanha) custa apenas 3,5 €.

Podem pedir o catálogo via e-mail, elas agradecem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This