fest_dinamarca

Dinamarca vai estar em destaque na 15ª edição do FEST

FEST 2019 | 24 JUN - 1 JUL | Espinho, Portugal

Na edição deste ano, o FEST destaca a Dinamarca, enquanto país essencial daquela que é a produção cinematográfica contemporânea. Desde o inicio da experiência do cinema que o país se destacou da multidão, sendo mesmo a única a competir com os primórdios do sistema de Hollywood, apesar do desequilíbrio notório em termos de recursos. Nas décadas que se seguiram, artistas como Carl Theodor Dreyer e Billie August prepararam o palco para uma explosão cinematográfica que já se adivinhava e, em 1995, surgiu um dos mais influentes e importantes movimento cinematográfico da nossa era: o movimento Dogme 1995. Está-lhe entregue este ano a secção Flavour of the World, numa compilação de alguns nomes que marcam a produção contemporânea do país. 

Anunciadas hoje também são as sessões Lost in the Metaverse, que se propõem a a explorar as possibilidades de realidade virtual e aumentada no cinema. Pelo Planetário do Multimeios de Espinho passam Terra Dinâmica, um filme de Mike Bruno que explora a relação da terra com os diferentes elementos que a afetam, e Explore , uma produção de Maciej Ligowski que conta a história da ambição humana para colonizar Marte. 

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema está de regresso a Espinho entre os dias 24 de Junho a 1 de Julho, para uma nova edição que junta o novo cinema mundial a um vasto programa de indústria, destinado a curiosos, alunos e profissionais da área. Confirmados para as secções Training Ground e Director’s Hub do festival estão, entre outros, Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltasar Kormákur e a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody. A programação completa será anunciada no início de Junho.

FLAVOUR OF THE WORLD: DINAMARCA

LONGAS METRAGENS
A Royal Affair, Nikolaj Arcel 
The Hunt, Thomas Vinterber
 

CURTAS METRAGENS
The Sound Of Unexpected Death, Alexander Sagmo 
Floreana, Louis Morton
The Elephant, Kerren Lumer-Klabbers 
Weltschmerz, Jesper Dalgaard 
Maja, Marijana Jankovic
 

SELEÇÃO LOST IN THE METAVERSE
Terra Dinâmica, Mike Bruno (Estados Unidos da América)
Explore, Maciej Ligowski (Polónia)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This