10ª edição do FEST – Festival Novos Cineastas | Novos Filmes

FEST 2014

A 10ª edição do FEST – Festival Novos Cineastas | Novos Filmes, em Espinho, que decorrerá até dia 30, deste mês. As actividades vão dividir-se entre o Centro Multimeios, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva e o Casino Solverde.

É já amanhã que regressa o, por muitos tão esperado, FEST – Festival Novos Cineastas | Novos Filmes que este ano conta com uma programação extremamente atractiva composta por uma série de filmes que “têm agitado os festivais de todo o mundo”, tais como “Mother of George” de Andrew Dosunmu, vencedor em Sundance; “Arabani” de Adi Adwan, vencedor no Jerusalem Film Festival; “The Life After” de David Pablos, “Charlie Victor Romeo” documentário de Robert Berger, Patrick Daniels e Karlyn Michelson, com presença em Sundance; “In Your Name” de Marco van Geffen, promissor realizador holandês, da “tribo” do Torino Film Lab.

No que diz respeito a formações, o  FEST -Training Ground , evento paralelo ao concurso de filmes, apresenta uma lista de formadores de renome mundial: Tom Stern, director de fotografia de Clint Eastwood; Michael Katz, Produtor de Michael Haneke; Chris Dickens, Editor de “Slumdog Millionaire” (2008); Eddy Joseph, Supervisor de som que trabalhou com Bernardo Bertolucci, Neil Jordan, Alan Parker; Eugenio Caballero, Designer de Produção oscarizado pelo seu trabalho no filme “O Labirinto do Fauno”; Gareth Wiley, Produtor de “Matchpoint” e “Vicky Cristina Barcelona” e um dos responsáveis por trazer Woody Allen para a Europa; entre outros.

De frequência anual, o festival é conhecido por se destinar essencialmente aos novos cineastas e à celebração do novo cinema. O festival pretende criar um espaço de exibição e  promoção do novo trabalho produzido por jovens cineastas de todo o mundo, criando a possibilidade de partilha de conhecimentos e oportunidades e ainda criando “novos públicos para o cinema independente”.

Segundo se pode ler no site do evento, “o festival divide-se em várias categorias, competitivas e não competitivas, com duas categorias principais: curtas- metragens, por realizadores até aos 30 anos (Competição Lince de Prata); e longas-metragens de realizadores na sua primeira ou segunda produção, independentemente da sua idade (Competição Lince de Ouro).”

Na área da não competitiva, o podem-se conhecer outras secções como: NEXXTFlavours of the WorldBe Kind Rewind e FEST Sound.

Uma das características únicas deste festival de cinema é a área educativa: o FEST – Training Ground, é composto por” uma  série de workshops e masterclasses leccionadas por alguns dos maiores nomes da indústria do cinema mundial, nas mais variadas áreas técnicas, artísticas e teóricas”.

O FEST – Training Ground  atrai anualmente mais de 400 cineastas de todo mundo ao cobrir “uma grande variedade de temas relacionados com o mundo do cinema” sendo um  “dos maiores e mais completos fóruns dedicados a esta área, a nível global”

No que diz respeito a novas oportunidades, devemos lembrar ainda a existência do espaço – Pitching Forum. Aqui, 15 projectos seleccionados serão apresentados a um grupo de investidores e produtores, que os “poderão produzir ou financiar, e poderão ainda receber um prémio de apoio ao desenvolvimento”.

Para que se partilhem conselhos e experiências cobre carreiras e novos projectos, existem as FEST – Industry Meetings que são reuniões personalizadas com investidores, produtores, realizadores e outros cineastas.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This