“Terminal” estreia mundialmente no TIFF de Toronto
A curta-metragem de animação de Alexandre Siqueira integra a competição Short Cuts do festival.
“Terminal”, nova curta-metragem de animação do realizador português Alexandre Siqueira, vai ter a sua estreia mundial na 51.ª edição do TIFF — Festival Internacional de Cinema de Toronto. O filme integra a competição Short Cuts, secção dedicada às curtas-metragens de um dos festivais mais prestigiados do mundo. É distribuído pela Agência da Curta Metragem e produzido pela BAP Animation Studios, em coprodução com o Studio Kimchi (Espanha) e a XBO Films (França).
Um regresso a casa depois de trinta anos
Em “Terminal”, Jorge, um homem com mais de cinquenta anos, regressa a casa da sua mãe depois de mais de três décadas a viajar pelo mundo. O filme, com 17 minutos de duração, é uma coprodução entre Portugal, Espanha e França, e chega oito anos depois de “Purpleboy”, a anterior curta-metragem de Alexandre Siqueira, que teve um percurso significativo em festivais internacionais e recebeu vários prémios.
A animação portuguesa em Toronto
A seleção de “Terminal” reforça a presença do cinema português no panorama internacional e confirma o reconhecimento crescente da animação nacional nos principais festivais do mundo. O filme é produzido pela BAP Animation Studios, um dos principais estúdios portugueses de animação, responsável por títulos como “Garrano”, “Cão Sozinho”, “Percebes”, “O Homem do Lixo”, “Elo” e “Água Mole” — os últimos quatro tiveram também a sua estreia norte-americana no TIFF.
A curta é ainda o resultado de uma coprodução internacional entre a BAP Animation Studios, o Studio Kimchi e a XBO Films, reunindo equipas de três países europeus num único projeto de animação autoral.
Quem é Alexandre Siqueira
Realizador de animação, ilustrador e professor, Alexandre Siqueira co-realizou a sua primeira curta-metragem, “Sopa Fria”, em 2000, no CITEN/Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2008 estudou na escola francesa La Poudrière, onde realizou “Viagem ao Campo de Girassóis”. Desde então, tem desenvolvido e colaborado em diversos projetos de curtas e longas-metragens, séries de animação e telediscos, mantendo em paralelo uma atividade regular no ensino. Mais informações sobre o filme e o realizador estão disponíveis em agencia.curtas.pt.
Com a estreia mundial marcada para Toronto, “Terminal” junta-se a um percurso já consolidado de curtas-metragens portuguesas de animação nos grandes festivais internacionais, e deverá seguir agora o seu próprio caminho por outros certames de cinema um pouco por todo o mundo.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Artigos Relacionados