Estaleiro convida Rui Poças

Rui Poças é um dos mais experientes diretores de fotografia do cinema português. É dele, por exemplo, o magnífico preto-e-branco do último filme de Miguel Gomes, “Tabu”. Poças estará no Campus para uma masterclass (27 de abril, Universidade Católica) e um workshop sobre direção de fotografia (28-29 de abril Centro de Memória de Vila do Conde).

WORKSHOP DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

“299 792 km/s”
28 e 29 de abril: 10h30-13h30 + 14h30 19h30 – Vila do Conde

Este workshop de dois dias com um dos mais experientes diretores de fotografia português, Rui Poças, permitirá desenvolver competências de direção de fotografia e iluminação enquanto ferramenta criativa e através da utilização criativa da fonte de luz. Através da vasta experiência de cerca de 20 anos a trabalhar em cinema e publicidade, Rui Poças, irá debruçar-se sobre o estudo da natureza da luz, o desenvolvimento de técnicas de iluminação e como a câmara e o design de luz podem e devem ser utilizados para servir os propósitos duma determinada narrativa assim como a relação da fotografia com o argumentos, a direção de arte e a realização. Será então abordada a questão de como um diretor de fotografia, através duma iluminação criativa, deve materializar em imagens a visão dos autores do filme e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se em total sintonia com o realizador e com projeto.

DESTINATÁRIOS
Este workshop destina-se a estudantes, recém formados ou participantes que tenham alguns conhecimentos sobre direção de fotografia e iluminação e que pretendam ver os seus conhecimentos aprofundados no campo da utilização da luz enquanto ferramenta criativa. Seguindo uma metodologia demonstrativa e participativa, com realização de exercícios práticos, este workshop tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos formandos, dando-lhes uma perspetiva mais rica no ponto de vista artístico na captação e iluminação de imagens.

——————–

MASTERCLASS
RUI POÇAS – DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

“Há Sombras na Caverna”
27 Abril 2012, 17h-19h, Universidade Católica, Porto

ENTRADA LIVRE

Nesta masterclass, o experiente diretor de fotografia Rui Poças irá falar da sua experiência e da sua colaboração com alguns dos realizadores com os quais trabalhou como Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, John Malkovitch, Margarida Gil, Frank Beauvais, Sebastien Lifshitz, entre outros. Irá também abordar o seu método de trabalho e falar sobre as suas opções criativas na utilização da luz e debruçar-se na questão de como um diretor de fotografia deve materializar em imagens, e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se em total sintonia com o realizador e com o projeto.

BIOGRAFIA DO FORMADOR
Rui Poças desenvolve trabalho como diretor de fotografia desde 1993, particularmente em cinema e publicidade. Frequentou a ESTC e workshops diversos em Espanha, Hungria e Estados Unidos. A sua contribuição criativa tem deixado uma marca na filmografia nacional sublinhando a importância da fotografia na arte de contribuições criativas que é o cinema. Alguns filmes: “António, um rapaz de Lisboa” (1999), “O Fantasma” (2000), “André Valente” (2003), “Adriana” (2004), “Odete” (2006), “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008), “Morrer como um Homem” (2009), “Duas Mulheres” (2010), “Tabu (2012). Para além do trabalho como diretor de fotografia é mentor da provocatória galeria Pickpocket Gallery, em Lisboa, dedicada a Fotografia e Video.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This