rdb_festacinemafrances2011_header

Festa do Cinema Francês 2011

Vinte ante-estreias, muito cinema de boa qualidade e "joie de vivre".

Chegamos à 12ª edição da Festa do Cinema Francês, que  este ano conta com uma programação eclética, de elevada qualidade, uma constante deste festival. Vamos ter vinte antestreias, cinco das quais apresentadas antes da estreia comercial em França. Destaca-se “The Artist”, de Michel Hazanavicius, prémio melhor actor no Festival de Cannes. “Demain?”, da realizadora Christine Laurent, em antestreia mundial, é uma produção franco-portuguesa, com participação de actores portugueses como Luís Miguel Sintra, Beatriz Batarda, e franceses como Laure de Clermont, que estará presente na apresentação juntamente com a realizadora. “De Vrais Mensonges” de Pierre Salvadori com a talentosa actriz Audrey Tatou. Obras de novas promessas do cinema francês como “ Un Poisson Violent”, da realizadora Katell Quillévéré e “Un Amour de Jeunesse”, realizado por Mia Hansen-Løve.

O festival terá várias secções, como a dedicada à madrinha deste ano, Carole Bouquet, em que poderemos assistir a “Este Obscuro Objecto do Desejo” de Luís Buñuel ou a antestreia de “Impardonnables” do consagrado realizador André Téchiné, homenageado na edição passada da Festa do Cinema Francês.

Anouk Aimée, uma das actrizes mais consagradas e míticas do cinema francês, será homenageada em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Iniciou a sua carreira aos 14 anos e filmou com alguns dos grandes realizadores mundiais, como Fellini, que a revelou internacionalmente em “La Dolce Vita”.

A secção, Cannes em Portugal – 50 Anos de Primeiras Vezes, junta-se à comemoração dos 50 anos da célebre Semana da Crítica, responsável por revelar ao mundo os primeiros filmes de grandes realizadores.

“La Voyage Dans La Lune”, de Georges Méllies, com banda sonora do conhecido grupo francês AIR é um dos destaques da secção Grandes Clássicos – Cópias Restauradas.

Para os mais pequenos temos “O Universo da Animação”, que conta com três antestreias, “Les Cotes de la nuit”, de Michel Ocelot, “Un vie de Chat” de Jean- Loup Felicioli e Alain Gagnol, “Le Marchand de Sable”, de Sinem Sakaoğlu e Jesper Møller.

No programa paralelo haverá o Ciclo de primeiros filmes na reitoria da Universidade de Lisboa, e a associação da RTP2 ao festival com a exibição de 10 longas-metragens em sessão dupla e curtas-metragens francesas no programa Onda Curta.

Na Festa do Cinema Francês estarão presentes vinte e cinco convidados, um dos pontos característicos deste evento que enaltece a cultura francesa, além dos referidos anteriormente. Outro dos nomes presentes será do realizador Radu Mihaileanu que apresentará na sessão de encerramento o seu novo filme “La Source Des Femmes” e o ano passado venceu o prémio do público com “Le Concert”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This