andretechine

11º Festa do Cinema Francês

Para quem ama cinema.

Dia 7 de Outubro tem início mais uma Festa do Cinema Francês em que se celebra a diversificada produção cinematográfica francesa, desde o clássico até ao contemporâneo. O público terá a oportunidade de assistir a vinte longas-metragens em ante-estreia  com o que de melhor e mais recente se produziu no cinema francês. De primeiras obras de jovens realizadores a obras-primas de realizadores já consagrados, a edição de 2010 oferece-nos uma programação variada de filmes de todos os géneros (drama, comédia, animação, documentário, etc). A organização espera uma afluência superior a 2009, a qual contou com cerca de 30 mil espectadores.

“Este ano quisemos propor uma programação ambiciosa que contará com vinte longas-metragens em ante-estreia, dezasseis das quais serão exibidas nas salas portuguesas sendo ‘Le Concert’ de Radu Mihaileanu, um dos destaques”, um filme intenso que em França foi muito bem recebido pelo público. Destaca-se também “Le Refuge” de François Ozon, uma comédia dramática com Mevil Poupaud e “Gainsbourg, vie héroïque”, biografia da vida de Charles Gainsbourg. Pela primeira vez o Festival será apadrinhado por uma grande figura do cinema francês, Sandrine Bónneur, uma “actriz magistral”, disse Elsa Cornevin, organizadora do festival, na conferência de imprensa que teve lugar no passado dia 21 de Setembro, no Instituto Franco-Português.

“Para a selecção principal a organização reúne-se com os distribuidores de Portugal após o Festival de Cannes e tenta encontrar consenso nas escolhas”, disse-nos Elsa Cornevin em resposta á RDB sobre o critério de selecção dos filmes a exibir.

André Techiné estará em destaque através de uma retrospectiva integral da sua obra, com a presença do realizador que partilhará com o público alguns dos seus filmes de eleição. Assistiremos ao regresso de Pierre Étaix e do seu universo burlesco apresentando, pela primeira vez em Portugal, todos os seus filmes em cópias restauradas. “Os seus filmes não eram vistos há mais de vinte anos. Fora de França será a sua primeira exibição, a 7 de Outubro na Festa do Cinema Francês”, disse-nos Elsa Cornevin.

Um dos mais conceituados festivais internacionais de curtas-metragens, Sauve qui peut le Court-métrage de Clemont-Ferrand, estará presente com uma selecção de filmes premiados nas suas várias edições.

Além desta programação, a Festa do Cinema Francês oferece ainda uma série de programações paralelas como a exibição na FNAC de um ciclo de primeiros filmes de jovens realizadores franceses. Na RTP2, aos sábados serão exibidas longas-metragens francesas em Sessão Dupla e especiais Onda curta com programação francesa. O Prémio do Público que votará no seu filme de eleição entre quinze ante-estreias. Serão organizados ateliers de Cinema para crianças, em português, depois da projecção do filme de animação “Le Mulot Menteur”. A realização da 2ª edição do Masterclass “On Set With French Cinema” será ministrada pelo realizador Pascal Chaumet, na Escola Superior de Teatro e Cinema. A apresentação do primeiro livro de Sandrine Bonnaire e a presença do violinista Nicolas Krassik, grande conhecedor da música brasileira e do chorinho, que actuará em Lisboa e Almada, são mais dois eventos paralelos a destacar.

A 11ª Festa do Cinema Francês realizar-se-á em Lisboa entre o dia 7 e 16 de Outubro de 2010 e contará com diversas extensões um pouco por todo o país: Almada (13 a 17 de Outubro); Porto (19 a 24 de Outubro); Guimarães (21 a 24 de Outubro); Faro (24 a 31 de Outubro); Coimbra (3 a 9 de Novembro). È mais uma oportunidade para festejar o cinema francês e partilhar a paixão pela 7ª arte.

Ilustração de Isabel Salvado



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This