8.5J71_Toyokuni_III 001_1MB_©HMaertens_

FESTAS E RITUAIS DO JAPÃO EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO ORIENTE

INAUGURAÇÃO | 18 MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

As purificações de Ano Novo, os altares das festas dos Rapazes e das Raparigas, os cultos de fertilidade ou as oferendas do festival dos mortos são algumas das festas e rituais tradicionais que se realizam no Japão, ao longo do ano. Muito para além da dimensão religiosa que lhes está na origem, estas festas mobilizam a sociedade japonesa em torno de valores e princípios partilhados: assegurar protecção, prosperidade e o bem comum.

A inaugurar a 18 de Maio, a nova grande exposição do Museu do Oriente, Japão: Festas e Rituais, dá a conhecer estas celebrações e o seu papel na sociedade japonesa, na sua forma de conceber o mundo, o lugar do indivíduo e a relação com a comunidade.

Através de mais de 1500 peças do acervo da Fundação Oriente, expostas aqui pela primeira vez, Japão: Festas e Rituais desvenda o rico universo das crenças japonesas: o panteão das divindades e seus atributos, as principais festividades e os respectivos contextos, práticas e objectos.

Partindo dos princípios do Xintoísmo – culto dos espíritos kami – e Budismo no Japão, a exposição convida a um périplo pelo calendário das celebrações anuaisCom momentos solenes e outros de puro divertimento, tão variadas quanto populares, todas assentam na importância do ritual. É através destas práticas que se propiciam as divindades e se assegura a harmonia entre homens e natureza. A exposição apresenta alguns dos rituais mais importantes, os espaços onde estes decorrem e seus elementos simbólicos.

Perpetuados ao longo de gerações, os rituais reforçam os laços de pertença entre os indivíduos e traduzem-se, hoje, em valores centrais da sociedade japonesa: cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade humana e ambiental. Para reflectir esta realidade, Japão: Festas e Rituais integra objectos devocionais e testemunhos contemporâneos, juntamente com recriações de altares e espaços de culto, estatuetas, gravuras, instalações multimédia, fotografia e vídeo.

 

Japão: Festas e Rituais convida a mergulhar neste elemento vital da identidade japonesa, onde convergem tradição e renovação, mundo físico e espiritualidade.

Em associação às comemorações dos 480 anos de amizade entre Japão e Portugal, a exposição conta com o apoio institucional das embaixadas de Portugal e do Japão e com a colaboração de Hitachi e da Universidade Lusófona.

Exposição Japão: Festas e Rituais

Inauguração | 18 Maio | 18.30

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00

Sexta-feira: 10.00-20.00 (entrada gratuita das 18.00-20.00)

Preço: 6 €

Mais informações em foriente.pt

 



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This