Galeria Bessa Pereira

Galeria Bessa Pereira

O Design português ganhou um novo espaço no Bairro Alto

Inaugurou este mês, no dia 6 de Abril, a Galeria Bessa Pereira, localizada na Rua Luz Soriano, no Bairro Alto. Este é um espaço inédito, que tem como objectivo divulgar o design realizado durante o século XX, bem como os artistas que se encontram por detrás dos seus trabalhos.

A primeira exposição, actualmente disponível na galeria, tem como título “José Espinho: A diversidade no fazer”. Este designer foi uma personalidade de renome no panorama do design nacional, tendo desenvolvido projectos bastante importantes e reconhecidos pelo público, tais como: Café Monumental em Lisboa, Café Império, Hotel Mundial, Grande Hotel do Estoril, Hotel Tivoli e Roma, bem como espaços de repasto como O Restaurante Solmar e o Funil, até obras com menor relevância como Teatro Monumental, a primeira Feira Popular da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.

A exposição “José Espinho: A diversidade no fazer”, constituída por cerca de 50 peças, tem como objectivo divulgar o trabalho deste artista português, nascido em Beringel, uma pequena aldeia no Alentejo. Neste espaço, pode-se encontrar peças e esboços de design de mobiliário e de arquitectura, da década de 50 e 60. Segundo a Galeria Bessa Pereira, é importante salientar a presença de uma “magnífica mesa de apoio de 1957/58 em que o tampo é composto por ripas de madeira tropical e tola, que se encaixam segundo um engenhoso processo de emalhetamento e que tem a particularidade de apresentar inciso sobre o tampo a data de fabrico”.

Para José Espinho, o mais importante era produzir móveis de qualidade que fossem vendidos a preço médio, alcançando assim um determinado nicho do mercado, o que o permitiria vender mais e melhor e, consequentemente, escoar uma produção em massa.

Uma exposição a não perder, para todos os amantes do design e não só.


Ver mapa maior

Morada:
Rua Luz Soriano Nºs 15 / 17, 1200 – 246 Lisboa

Horários:
Terça a Sábado, das 14h30 às 19h30.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This