GAMBINA REPRESENTA PORTUGAL NA SEMANA DA MODA DO LESTE EUROPEU

Maria Gambina foi a designer escolhida pela Semana da Moda da Ucrânia para representar Portugal, naquele que é o maior evento de moda realizado na Europa de Leste, que decorre a 19 e 20 de Março, em Kiev. A moda faz parte da cultura, da arte, do design, do desporto, da música. Cada cultura tem sua moda, cada moda tem a sua arte, cada desporto tem sua moda, bem como a sua música. A Semana de Moda da Ucrânia percebeu esta fórmula e combinou os seus componentes num projecto único dedicado a moda e ao futebol.

O projecto EURO-FASHION – FASHION ft. FOOTBALL é um evento especial que visa assinalar os 30 anos da Semana da Moda da Ucrânia. Este ano, 16 designers provenientes das nações qualificadas para o EURO 2012 foram convidados a representar os seus países enquanto embaixadores da moda, apresentando o seu trabalho num evento que assume uma forte vertente de inovação, destacando-se das passarelas mainstream do resto da Europa.

O evento, que decorre em Kiev, nos dias 19 e 20 de Março, reunirá no Mestecky Arsenal – o elegante complexo nacional de arte e cultura bicentenário – milhares de convidados, entre designers de moda, jornalistas, futebolistas, diplomatas e muitas personalidades de renome.
Maria Gambina, reconhecida designer de moda e coordenadora do curso de Design de Moda da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos – que realizou recentemente uma exposição retrospectiva dos seus 18 anos de carreira, “As Saias da Maria”, no Espaço Quadra, em Matosinhos – foi convidada para ser a embaixadora portuguesa representante e promotora do nosso país na Ucrânia.

A sua última colecção, intitulada Otherless (Inverno 2012/13), estará em destaque na Semana da Moda da Ucrânia 2012. É uma colecção urbana, com uma forte influência no hockey, assente numa reversão dos materiais citadinhos e de streetwear e inspirada nos universo artísticos de Hugo Makarov, Escher, Kate Tempest ou Cocteau Twins.

Maria Gambina, OTHERLESS, Inverno 2012/13

Para o Inverno 2012/13 Maria Gambina apresenta uma colecção urbana com uma forte influencia no hockey.

Assenta numa reversão nos materiais: materiais citadinos, como fazendas e lãs, surgem-nos em peças streetwear, com uma componente gráfica muito acentuada; materiais técnicos aparecem-nos em peças citadinas, como o blazer e o vestido.

A silhueta é em “Y” onde o muito curto e o extra-large se conjugam.

Os estampados, de autoria do ilustrador/tatuador português Hugo Makarov, transportam-nos para o universo do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher.

Jogos de tranças constroem peças, numa atitude feminina mas irreverente, influenciada na spoken word poetry de Kate Tempest.

O preto apresenta-se com maior densidade, toques de azul sulfato escondem-se nos interiores, o coral, o tom de pele, o vermelho luminoso e o azul royal, remetem-nos para o universo de Elizabeth Fraser, vocalista do grupo Cocteau Twins.

Otherness é um mix de influências, que surgem na experiência da alteridade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This