“Hercule Poirot: Jogo Macabro” por Marek
Nova adaptação, mesmo Poirot
“Hercule Poirot: Jogo Macabro”, de Marek (Arte de Autor, 2023), é a 8.ª Banda Desenhada da editora com o brilhante detetive belga, Hercule Poirot, como personagem principal.
É baseada no enredo de Dead Man’s Folly, de Agatha Christie, com argumento e ilustrações de Marek.

Marek, ilustrador de alguns títulos ligados a Agatha Christie, vê o seu percurso ter início através das associações desportivas, passando para a ilustração e, posteriormente, para a banda desenhada.
Colaborador de alguns jornais, tais como Ouest France, Normandie Junior, Meuriad, entre outros, junta-se à EP Média para Match Décisif.
Colabora com Didier Quella-Guyot (argumento), para ilustrar um dos romances mais conhecidos de Agatha Christie, “Encontro com a Morte” (lançado em francês em 2013, e em português em 2021), prosseguindo a solo, para o argumento e ilustração de “Jogo Macabro” (publicado em inglês em 2011 (comic strip), francês em 2022; e em português em 2023).
Enredo original de Agatha Christie (também conhecida como Mary Westmacott), escritora britânica, Dama-Comendadora da Ordem do Império Britânico, romancista com mais de 100 livros publicados, detentora do Guiness para maior número total de livros vendidos na história da literatura popular mundial (Guiness Book), poetisa, contista, e dramaturga. Alcunhada de “Rainha/dama do Crime”, é acarinhada pelo público devido aos seus personagens emblemáticos, Hercule Poirot (detetive belga e as suas pequenas células cinzentas), Miss Jane Marple (detetive amadora idosa de St. Mary Mead), e o casal Tommy e Tuppence Beresford.

Esta adaptação, pelas mãos de Marek, tem os seus pós e contras.
Sendo uma novela gráfica de 64 páginas, não é de estranhar a necessidade de sintetizar e condensar o enredo, porém, são diversas personagens, muitas situações a acontecerem em simultâneo, com suspeitas, alibis e a histórias das personagens. Situações essas, a serem resolvidas quase de imediato para chegar ao culpado.
As suas ilustrações e ‘palette’ de cores, refletem bem os personagens e dão um toque clássico, mais leve à história, tornando-a uma leitura fácil e fluída, mas, neste contexto, o facto de ser uma leitura mais leve, significa que grande parte do enredo foi descartada, deixando apenas alguns momentos-chave. Mesmo assim, em versão ‘abridged’, o leitor que não conheça a história, irá conseguir entender o principal e gostar do resultado.

Hercule Poirot, vê-se novamente envolvido num ‘imbroglio’, devido ao convite da amiga, a escritora Ariadne Oliver, para uma ‘fête’ de verão, para a qual criou uma caça ao assassino.
O motivo que a leva a pedir a presença de Poirot foca-se num detalhe muito importante, já que várias pessoas da casa têm feito sugestões para alterar o enredo da caçada, o que leva Mrs. Oliver a temer más notícias.
Tal como ela temia, o pior acontece e um assassinato falso, dá lugar a um verdadeiro.
Cabe a Poirot descobrir quem é o culpado de entre os convidados e as pessoas da casa: o proprietário Sir George Stubbs, a sua esposa Lady Hattie Stubbs, Mrs Folliat, Michael Weyman, Miss Brewis, ou Etienne de Sousa.

Hercule Poirot: Jogo Macabro, por Marek, funciona como uma apresentação condensada e aprazível, às obras de Agatha Christie para os que não conhecem os livros da autora, e uma boa lembrança para quem já leu o livro original.

A série Agatha Christie da Paquet já tem 14 álbuns, sendo dois deles inéditos em Portugal.
O sucesso da série é visível, levando a Paquet a editar novas adaptações dos romances policiais BD já existentes, pela mão de outros autores, além de serem detentores dos direitos dos 24 álbuns de BD publicados originalmente pela Emmanuel Proust Éditions (2002-2013).
A editora Arte de Autor, no entretanto, já publicou, em português, 11 desses livros de BD da série Agatha Christie:
Crime no Expresso do Oriente, por Benjamin von Eckartsberg, Chaiko (2019)
Miss Marple – Um Cadáver na Biblioteca, por Dominique Ziegler, Olivier Dauger (2019)
Mister Brown – Os Beresford, por Emilio Van der Zuiden (2019)
Morte no Nilo | O Misterioso caso de Styles, por Callixte, Isabelle Bottier, Jean-François Vivier, Romuald Gleyse (2020)
Os Crimes do ABC, por Alberto Zanon, Frédéric Brémaud (2021)
No Início, eram 10…, por Callixte (2021)
Encontro com a Morte, por Didier Quella-Guyot, Marek (2021)
Crime no Campo de Golf, por Alberto Zanon, Frédéric Brémaud (2022)
Miss Marple – Crime no Hotel Bertram, por Dominique Ziegler, Olivier Dauger (2022)
Drama em Três Actos, por Alberto Zanon, Frédéric Brémaud (2023)
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados