LEE RANALDO, JOSÉ MARIO BRANCO E ARNALDO ANTUNES NO FESTIVAL SILÊNCIO 2011

Tendo como principais palcos o Cinema São Jorge e o Musicbox Lisboa, a 3ª edição deste festival que promove as novas tendências artísticas em torno da palavra dita e do seu cruzamento com as outras artes irá trazer a Lisboa, de 15 a 25 de Junho, grandes nomes da cena literária e artística nacional e internacional.

Inserido nas Festas de Lisboa, o Festival Silêncio apresenta este ano uma programação com novas rubricas, espectáculos em estreia absoluta e propostas de encontros singulares com artistas e escritores contemporâneos de renome internacional.

Dos concertos aos espectáculos transdisciplinares que cruzam a palavra com a música, performance, artes cénicas ou vídeo, conferências, mostras de filmes e documentários, concertos, leituras encenadas, workshops, instalações, lançamentos de livros e de audiolivros, masterclasses e performances, o Festival Silêncio irá dar voz aos novíssimos movimentos em torno da palavra.

Da vasta programação do Festival Silêncio 2011, destacam-se os espectáculos de encomenda “Música de Palavra(s)” de José Mário Branco com Camané, Carlos Bica, José Peixoto e Filipe Raposo, “Moradas do Silêncio – Uma homenagem a Al Berto” com Sérgio Godinho, JP Simões, João Peste, Rui Reininho e Noiserv e “Palavras do Fado” com Raquel Tavares, Cuca Roseta, Ricardo Ribeiro, António Zambujo e ainda o músico, compositor e poeta brasileiro Arnaldo Antunes e o músico e poeta jamaicano Linton Kwezi Johnson, fundador da Dub Poetry que decorrerão na Sala 1 do Cinema São Jorge. Ao palco do Musicbox Lisboa subirão nomes como Lee Ranaldo, guitarrista dos Sonic Youth, Mike Laad com Pianoramax, Rapública XXI – a história do hip hop em Portugal conduzida pelos seus principais intérpretes e um espectáculo com alguns dos principais slammers da cena internacional.

As “Conversas do Silêncio” irão pôr em palco grandes nomes da literatura nacional e internacional tais como José Eduardo Agualusa, Nuno Júdice, Afonso Cruz, João Tordo, Pedro Vieira, Richard Zimler, Maylis de Kérangal (FRA), Salim Bachi (ARG), Zoran Zivkovic (SRB), Colson Whitehead (EUA) entre muito outros.

Na área do cinema, destaque para Filmagens – o 1º Concurso Internacional de Poetry Film e Word Cut DOCs, uma mostra de documentários sobre escritores portugueses.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This