LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL

Num ano em que o LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL se expande geograficamente, estendem-se de igual forma os horizontes deste festival que tem consolidado o seu carácter identitário nacional e internacionalmente desde a sua criação, em 2007. Celebrando o efeito congregador da 7ª Arte e, simultaneamente, a sua salutar transversalidade entre todas as outras formas de criação artística, o LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL continua a aprofundar a sua vocação de espaço propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade cultural.

Numa era caracterizada por uma vertiginosa mutação, na qual a reinvenção permanente emerge como característica (e qualidade) mais do que necessária, a Cultura assume um papel destacado. Um papel de vanguarda, inclusivamente.

Atento a todas estas metamorfoses, que se estendem a cada um dos sectores da nossa sociedade, e que oferecem novos e estimulantes desafios a todos aqueles que, de forma consciente, fazem do acto de criação a sua prioridade e paixão, o LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL inaugura um fórum de ideias que promete cunhar uma nova etapa na reflexão urgente e necessária sobre temáticas que diariamente tomam de assalto as indústrias culturais.

Dando continuidade à convergência de horizontes que sempre definiu o festival, este espaço de debate vai envolver diversas vertentes das indústrias culturais para além do Cinema. Ao destacar também as Artes Plásticas, a Música e a Literatura, esta iniciativa do LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL procura, à semelhança do próprio evento, quebrar as barreiras que, muitas vezes, limitam a discussão destes temas, reunindo os seus mais destacados protagonistas, pensadores e criadores em redor de objectivos plurais.

O Simpósio Internacional que se inaugura nesta edição constituir-se-á, no sempre estimulante contexto de encontro que o LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL promove, como uma oportunidade para reflectir profundamente sobre as constantes transformações proporcionadas pela revolução digital. Nomeadamente sobre as prementes questões em torno da figura do « autor » e dos seus direitos numa era em que o acesso à cultura (bem como o seu uso e consumo) se tornou cada vez mais gratuito, acessível e interactivo.

Uma iniciativa singular e que, a par das já cimentadas secções que têm marcado as anteriores edições (as longas-metragens em Competição e Fora de Competição, as Masterclass com figuras de proa das artes mundiais, as exposições, os concertos, a secção CinemArt ou as homenagens aos Cineastas Raros), devolve a quem nelas participa uma certeza: a de estar envolvido num evento que privilegia não só a sua participação de um ponto de vista cultural mas igualmente sob uma perspectiva social e política.

Ao longo de quatro edições, e caminhando para uma nova que promete solidificar ainda mais o prestígio alcançado, o LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL procura assumir definitivamente um papel determinante como fórum internacional de referência para as grandes questões que definem o rumo das indústrias culturais e da criação autoral num contexto global. Influente e decisivo, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência esclarecida e que fomente o debate de ideias, para que o presente seja sempre contemplado com um olhar de futuro.

 

Programação AQUI!



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This